(Tempo de leitura: 5 minutos)

Com a chegada da pandemia da Covid-19, o ano de 2020 trouxe severas mudanças na realidade das empresas e de seus colaboradores. Uma delas com certeza foi a mais impactante: a necessidade de se trabalhar de casa, já que a maior parte dos escritórios permaneceram – e muitos permanecem até hoje – fechados para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Essa mudança repentina pegou praticamente todo mundo de surpresa, já que este modelo de trabalho era adotado por apenas alguns profissionais e, de uma hora para outra, praticamente todo mundo teve que lidar com o home office e o trabalho remoto.

+ Vida online: dicas para manter a vida nas redes sociais saudável e conseguir se desconectar

A nova modalidade ainda divide opiniões, pois as distrações do lar e o excesso de videochamadas e reuniões virtuais, por exemplo, deixam muita gente com saudade de voltar logo para o escritório. Por outro lado, a economia de tempo com deslocamento, recursos e aumento da qualidade de suas rotinas fez com que diversos profissionais apresentassem maior satisfação e produtividade em suas funções.

Descubra neste artigo da Lamarca Brasil tudo sobre as principais diferenças entre home office e trabalho remoto, além de como aumentar sua produtividade e manter um ambiente saudável para trabalhar de casa.

Trabalho remoto

Como o próprio nome diz, esta modalidade de serviço é toda aquela prestada de forma remota. Ou seja, não ocorre dentro das dependências da empresa ou estabelecimento e sim à distância, não havendo a necessidade do comparecimento do colaborador.

O trabalho remoto pode ocorrer em qualquer lugar que o colaborador preferir, seja em casa, em um espaço de coworking ou até mesmo locais públicos com internet. Desde 2017, após a Reforma Trabalhista, o trabalho remoto possui previsão na legislação, sendo que anteriormente não era reconhecido por norma específica, apesar de já existir.

Home Office

Na tradução literal, home office significa “escritório em casa”, o que significa que o colaborador precisa necessariamente estar em sua casa para o exercício do trabalho em questão. Na prática, o que configura o home office é que o colaborador não possui liberdade de deslocamento e precisa cumprir carga horária semelhante ou igual a que seria cumprida no escritório.

+ Dicas para trabalhar como freelancer e autônomo na internet

Além disso, com o fim da pandemia cada vez mais próximo, a tendência é que o modelo chamado de híbrido seja adotado por muitas empresas. Este modelo híbrido significa manter revezamento nos dias da semana entre o trabalho em home office e de forma presencial nos escritórios e sedes empresariais.  

Quais a diferença entre os dois modelos de trabalho?

A principal diferença entre o trabalho remoto e o home office é que o primeiro não exige que o trabalhador esteja em sua própria residência, permitindo que o trabalho seja executado literalmente em qualquer lugar do mundo, bastando apenas um computador e internet adequados para o serviço.

Já o home office obriga o colaborador a permanecer em sua residência durante toda a jornada de trabalho, salvo em casos previamente acordados com os gestores. Por isso, é totalmente válido afirmar que todo home office é trabalho remoto, mas nem todo trabalho remoto será home office.

Dicas para um espaço de trabalho saudável

Como dito anteriormente, muitas pessoas não conseguiram se adaptar instantaneamente à nova realidade profissional. Filhos em casa, falta de um ambiente silencioso e excesso de distrações como outros moradores e até mesmo animais de estimação podem reduzir a produtividade e gerar transtornos para o colaborador que está trabalhando em sua residência.

Confira algumas dicas importantes para que o home office e o trabalho remoto sejam feitos de forma mais organizada e produtiva:

Escolha bem o local

Dê preferência a cômodos mais silenciosos da casa (que não possuam janelas próximas à rua ou playgrounds do prédio, por exemplo) e também onde a circulação dos moradores não é tão grande como na sala ou cozinha. Tenha certeza de que uma mesa, cadeira e computador podem ser instalados no cômodo escolhido, por isso vale a pena conferir tomadas e testar a frequência do sinal da internet.

+ 5 atitudes que podem estar impedindo a sua marca de crescer

Prepare o ambiente

Um espaço de trabalho organizado e confortável aumenta a satisfação e ajuda a diminuir o cansaço durante o expediente. A começar pela cadeira: escolha uma de qualidade e que mantenha sua postura adequada para evitar dores e incômodos com o passar do tempo. Na decoração, tudo é válido: fotos, plantas e objetos de decoração para alegrar o ambiente e passar uma boa imagem nas reuniões virtuais.

Não esqueça da iluminação

A iluminação é essencial para manter o ambiente de trabalho saudável e evitar problemas de vista ou dores de cabeça. Escolha locais com boa iluminação de janelas, pois a luz natural é uma excelente maneira de estimular maior conforto visual durante o home office. Apostar em iluminação inteligente, que adapta os níveis da luz para cada necessidade, é também uma boa opção para seu escritório em casa.

Estabeleça uma jornada e tarefas diárias

É fundamental estabelecer seu expediente e não extrapolar nos horários, pois a falta de uma rotina definida pode prejudicar sua produtividade e também seu descanso. Respeite o horário de almoço e dê pausas quando necessário, para não interferir em seu desempenho físico e mental. Checklists para organizar seus compromissos diários também ajudam a manter a rotina organizada durante a jornada de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>