Agência Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Gestão de rede sociais: 4 ferramentas essenciais!

As redes sociais se tornaram importantes canais de comunicação para as empresas. Com uma grande audiência — só o Facebook conta com 2,2 bilhões de usuários mensais no mundo —, as organizações entenderam que boa parte de seus clientes e potenciais clientes estão conectados em algumas delas. Assim, é possível interagir, publicar conteúdos relevantes para o público e, ainda, anunciar produtos e serviços da marca. 

Contudo, para que a estratégia dê certo, é preciso fazer uma gestão de rede sociais eficiente, otimizando os processos e, claro, aumentando as vendas. Pensando nisso, a seguir apresentaremos 4 ferramentas essenciais para ajudar no gerenciamento desses canais. Acompanhe! 

1. Hootsuite

Atualmente, existem diversas redes sociais, com diferentes funcionalidades e perfis de usuários, não é mesmo? No entanto, um mesmo público geralmente está em mais de uma delas, sendo importante que a empresa consiga fazer um bom trabalho nas mais utilizadas pelos seus clientes e potenciais clientes. 

Sabemos que não é fácil gerenciar múltiplas contas, e é exatamente esse o objetivo do Hootsuite: publicar o mesmo conteúdo — com pequenas variações, de acordo com a rede social — em plataformas diferentes. Além de facilitar esse trabalho, é possível acompanhar vários insights e integrar outras ferramentas, como o Google Analytics e o Facebook. 

Você pode testá-lo antes de optar por uma versão mais completa, visto que ele é gratuito até um certo número de contas gerenciadas.

2. Buffer

O Buffer permite que você acompanhe diversas redes sociais, além de gerenciar e automatizar suas publicações. A ferramenta dispõe de recursos que possibilitam a identificação dos melhores horários para realizar as postagens. 

Há também relatórios de rendimento, porém não são tão completos como os de algumas outras ferramentas. Vale destacar que a sua versão gratuita permite o acompanhamento de até 4 redes sociais, sendo que as versões pagas aumentam o número de contas e perfis que você pode gerenciar e cadastrar. 

3. IFTTT

O IFTTT funciona como um centralizador de aplicativos, ou seja, ajuda a automatizar suas tarefas com todos os seus apps e dispositivos. Um exemplo básico é a vinculação de diversas contas e compartilhamento de informações: quando você se cadastrar em algum site por meio de outra conta, como o Twitter ou Facebook, os dados da rede social serão recuperados automaticamente, sem que seja necessário fazer a inscrição manualmente. 

Como explicamos, esse é um exemplo simples. A ferramenta permite uma série de integrações e, de acordo com as configurações e suas preferências, é possível executar uma ação em uma única rede social, e essa mesma ação ser realizada em outros canais automaticamente. Além disso, o IFTTT também tem uma versão gratuita, o que é ótimo para você testar! 

4. Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas mais completas quando o assunto é monitoramento de resultados. A plataforma permite que você acompanhe anúncios do Adwords, sites, entre outras páginas que possibilitem a integração. 

Nas redes sociais, a ferramenta desempenha um papel um pouco diferente, mostrando a origem do tráfego de cada uma das páginas. Dessa maneira, você obtém informações importantes, como quais redes sociais levam mais tráfego para o seu blog, por exemplo. E o melhor de tudo é que, além de completo, o Google Analytics é totalmente gratuito! 

O mercado oferece uma série de ferramentas que podem te auxiliar na gestão de rede sociais. O ideal é ir testando cada uma delas, para descobrir quais são as mais adequadas e eficientes para a sua empresa.  

Para quem deseja fazer uma gestão de rede sociais ainda mais eficiente, uma boa alternativa é também contar com uma agência especializada. Se quiser saber como contar com esse serviço, basta entrar em contato com a gente!

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES