Agência Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Gatilhos mentais para vendas: confira os principais

Você sabe o que são gatilhos mentais ou como eles funcionam? Pense em como o um dos seus leads está em dúvida sobre contratar ou não os seus serviços ou adquirir ou não os seus produtos. Para ajudá-lo a dar o próximo passo e levá-lo através da jornada do consumidor, além de oferecer conteúdo relevante, você também pode usar os gatilhos mentais para vendas.

Os gatilhos mentais são estratégias que podemos usar na hora de tomar decisões mais complexas. Pense em como o nosso cérebro gastaria energia para tomar uma decisão e analisando os aspectos minuciosos de cada opção. De acordo com a ciência, a decisão já está tomada no inconsciente e os gatilhos mentais ajudam a trazer essa decisão para o consciente.

E quais são os gatilhos mentais que a sua empresa pode utilizar para converter mais leads em clientes? Separamos alguns excelentes abaixo. Confira!

4 principais gatilhos mentais para vendas

1. Escassez

Já ouviu aquela história de que o ser humano só dá valor às coisas quando perde? É exatamente esse sentimento que o gatilho da escassez tenta alcançar.

Isso acontece porque nós associamos que quanto mais raro é um objeto que desejamos, mais valioso ele se torna. As pessoas tendem a se preocupar muitos mais com situações de perda do que com as de ganho. É excelente para situações nas quais o seu cliente está em dúvida se compra ou não o seu produto. Quando ele perceber que pode ficar sem o item, tentará agir mais rápido na decisão.

2. Urgência

Outro gatilho mental bastante usado pelas empresas. É bem parecido com o gatilho da escassez, mas na verdade, ele está mais relacionado ao tempo de um oferta, ou, melhor dizendo, à falta de tempo de uma oferta. Por exemplo, um produto que está com 50% de desconto apenas por 24 horas ou por 1 semana. 

Essa sensação de urgência passa a ideia de que se o consumidor não decidir logo, ele vai ficar sem o desconto. E aí há duas opções: ou ele vai pagar mais caro ou vai ficar sem o produto e nenhuma delas é boa.

3. Autoridade

Esse gatilho é bem fácil de entender quando pensamos nos influenciadores digitais. Quando eles recomendam um produto ou serviço é mais fácil o consumidor adquiri-lo. Isso acontece porque ele vê aquele influenciador como uma autoridade no assunto.

E não se trata só do meio digital. Por exemplo, se você está em um hospital, certamente achará que quem está vestido de branco tem mais autoridade no assunto do que quem não está vestido da mesma forma. Você se sente mais seguro quando a informação passada vem de alguém com um jaleco branco.

4. Prova social

Outro gatilho mental bastante eficiente. É como um tipo de boca a boca só que com um intermediário. Por exemplo, uma conversa com um cliente pelas redes sociais e nela esse cliente está elogiando o atendimento que recebeu no seu estabelecimento. Você pode usar o print da tela e compartilhar essa conversa (pedindo autorização do cliente é claro ou ocultando-o) e mostrar que as pessoas estão gostando do serviço que o seu negócio oferece.

É uma maneira de ajudar outras pessoas dentro do seu público-alvo a escolher pela sua empresa e não pela concorrência. É melhor optar por uma empresa que as pessoas já estão gostando do que por aquele da qual não se sabe qualquer informação.

Você já usa os gatilhos mentais para vendas? Quais são eles? Conte pra gente!

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES