Agência Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Entenda o papel vital da identidade visual na construção do branding

Uma boa conexão com o cliente é fundamental para o sucesso de um empreendimento, afinal é a partir da clientela que se obtém a receita necessária para manter o negócio operando. E a identidade visual é uma das principais ferramentas que fortalecem essa interação.

Toda marca de sucesso tem uma identidade bastante distinguível e marcante. Obviamente, todo empreendedor deseja conseguir uma branding com o mesmo reconhecimento.

Interessou-se? Então, continue a leitura para saber mais sobre a criação e a relação entre a identidade visual e o branding, além de seus benefícios!

Como a identidade visual e a construção do branding se relacionam?

A identidade visual consiste em um composto de frases, cores, logos e outros recursos. O objeto formado será reconhecido e lembrado pela população, que distinguirá sua marca dos concorrentes.

Essa imagem concederá personalidade à empresa e, por essa razão, deverá alinhar-se aos objetivos do negócio. É a partir dessa lógica que é possível interligar tal conceito com o branding.

Uma empresa é mais do que uma simples vendedora de produtos e serviços. Ela é dotada de princípios, visões, missões e valores — e é a partir da identidade visual que você transmitirá suas idealizações aos consumidores.

Quais são os benefícios de uma identidade visual?

Esse instrumento, se for bem construído e administrado, concederá diversos benefícios ao empreendimento. Listamos alguns deles a seguir.

Reconhecimento

A confiança do cliente na marca é um processo longo e trabalhoso. Você deve conhecer os consumidores e entender como seus produtos e serviços satisfazem suas necessidades. Entretanto, de nada adianta se você não tem o reconhecimento por fazê-lo.

Esse problema é resolvido com uma identidade visual expressiva e marcante. Sua imagem ficará na mente do público, que, sempre que a visualizar, reconhecerá a qualidade de seu trabalho.

Crescimento no mercado

Conforme sua marca ganha reconhecimento, ela se torna mais popular e expande seu espaço no mercado. Isso faz com que a empresa cresça de maneira exponencial, pois a identidade a torna mais fácil de ser lembrada.

Controle

Campanhas de marketing são difíceis de serem manejadas. É necessário um estudo sobre o mercado e o gosto dos consumidores para que você utilize cores, ideias e imagens que atraiam promissores clientes.

Uma identidade visual bem estruturada facilita a divulgação de produtos e serviços, pois todas as ideias serão ligadas à imagem desenvolvida. Por essa razão, sua criação deve ser bem planejada e estudada.

Como criar e manter uma identidade visual?

A criação da identidade visual é um processo importante e nada fácil. Entretanto, existem alguns passos que facilitam o procedimento e podem garantir que o resultado seja bastante satisfatório.

Planeje

O primeiro passo é sempre ter em mente as ideias de sua empresa, pois seu design está intimamente ligado à marca. A partir disso, estruture um planejamento contendo:

  • descrição dos produtos e serviços;
  • seus concorrentes e suas identidades;
  • como sua empresa pode se diferenciar no mercado;
  • personalidade do público-alvo;
  • prazo e orçamento disponível para o projeto.

Idealize

Essa fase consiste em coletar ideias e inspirações para a criação da identidade. Pense nas possibilidades de imagens, frases e logos que podem representar sua empresa, estude modelos de outras marcas e anote as melhores propostas que vierem à mente.

Visualize

Aqui você definirá os elementos visuais que vão compor a identidade. São eles:

  • imagens e símbolos;
  • fonte da letra;
  • cores marcantes;
  • formas (como quadrados ou círculos) que farão parte da imagem.

Terceirize

Como a criação exige tempo, conhecimentos técnicos e muito profissionalismo, é inviável exigir que o administrador gaste centenas de horas estudando marketing e criando esse elemento.

Mas tal problema é solucionado com a simples contratação de uma agência especializada na área. Entregue todo o material já pensado sobre a imagem aos profissionais, que garantirão uma identidade visual alinhada ao negócio, marcante, expressiva e ideal para seu público-alvo.

Percebeu como a identidade visual é um elemento-chave para que seu empreendimento se destaque perante os concorrentes e conquiste espaço no mercado? Após a leitura deste artigo, você saberá como criá-la e administrá-la com excelência.

Quer acessar mais conteúdos como este? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn para não perder nenhuma novidade!

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES