(Tempo de leitura: 3 minutos)

Um lead qualificado não é qualquer lead. Afinal, ele é um potencial cliente, que realmente está considerando comprar um produto ou contratar um serviço da sua empresa. Isso quer dizer que ele já passou por todas as fases da jornada de compra, deixando claro seus problemas e necessidades. 

Assim, sua empresa já o “conhece” por meio dos dados e informações disponibilizados durante esse processo, o que facilita o seu contato e relacionamento para convencê-lo a, finalmente, fechar a compra. 

Nesse momento, você deve estar se perguntando: “mas como gerar leads qualificados?” Para lhe ajudar, a seguir vamos apresentar algumas dicas importantes de como fazer isso. Acompanhe! 

Crie um mix adequado ao negócio 

Há diversas formas de gerar leads. No entanto, isso não quer dizer que você tenha que utilizar todas as estratégias. Afinal de contas, o que pode funcionar para uma empresa, pode não trazer os mesmos resultados para a sua. 

Dessa forma, é interessante criar um mix adequado ao negócio, identificando quais estratégias e ferramentas têm relação com os seus objetivos e recursos disponíveis. 

Para quem deseja aumentar as vendas de determinado produto, por exemplo, pode investir em campanhas segmentadas de e-mail marketing com cupons de desconto, além de criar anúncios pagos na rede social mais utilizada pelo seu público. 

Faça campanhas segmentadas nas redes sociais 

Mencionamos no tópico anterior sobre a possibilidade de criar anúncios segmentados nas redes sociais. Essa estratégia é eficiente, pois alcança exatamente os usuários que você deseja de acordo com características, como interesses, localidade, idade etc. Para isso, é preciso conhecer bem o seu público para elaborar campanhas eficientes. 

Vamos supor que, conforme sua análise, você percebeu que é interessante fazer uma campanha do Facebook, por meio do Facebook Ads. Dessa forma, algumas dicas são importantes na hora de criá-la para conseguir gerar leads qualificados, como: 

  • seja bem específico no seu direcionamento de público; 
  • use públicos personalizados — no Facebook é possível utilizar sua própria lista de clientes e potenciais clientes, por meio do e-mail ou telefone; 
  • considere a imagem e mensagem do anúncio, pois eles precisam impactar o seu público; 
  • faça testes A/B para otimizar seus anúncios.  

Produza conteúdos relevantes 

Para produzir conteúdos relevantes, mais uma vez é essencial conhecer o seu público, de forma a saber exatamente suas necessidades e o que ele busca. 

Com essas informações, você pode direcionar sua estratégia para materiais que abordem soluções para o seu potencial cliente, e que, obviamente, tenham relação com o seu negócio. 

A ideia é começar com conteúdos “superficiais” — mas, ao mesmo tempo, úteis —, e depois ir direcionando o usuário para que ele aprofunde os seus conhecimentos, tornando a experiência completa. 

No entanto, é preciso produzir um material de qualidade, com assuntos relevantes e linguagem adequada para o seu público. Além disso, você pode investir em vídeos, imagens ou mesmo webinars para engajá-lo ainda mais. 

Um infográfico, por exemplo, é atrativo e facilita o entendimento das informações. Contudo, vale destacar que ele precisa ser criativo e ter um visual adequado, conforme a identidade visual do seu negócio. 

Essas são algumas formas de como gerar leads qualificados. Portanto, estude seu público e objetivos para definir quais estratégias têm mais relação com as suas necessidades e expectativas. Além disso, não se esqueça de acompanhar e mensurar os resultados para ajustar suas próximas ações.

Depois de conquistar novos clientes, é importante retê-los. Leia nosso texto sobre retenção de clientes, onde mostramos como essa estratégia pode beneficiar o seu negócio. Não deixe de conferir! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>