Agência Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Dicas para trabalhar como freelancer e autônomo na internet

Cada vez mais pessoas estão interessadas em trabalhar como freelancer na internet. Os motivos para querer ingressar na carreira autônoma podem ser diversos, como gerar uma renda extra, voltar ao mercado de trabalho ou porque se cansou do emprego tradicional.

Se você se identificou com um desses pontos e quer se tornar um profissional freelancer, acompanhe o nosso artigo. Além de explicar o que é um freela, também daremos dicas sobre essa área tão promissora. Vamos lá?

O que é freelancer?

Primeiramente vamos entender o que, afinal de contas, é um freelancer.

Um freelancer, ou freela, é um profissional autônomo que presta serviços para empresas ou pessoas físicas, mas sem vínculo empregatício.

Este formato de trabalho pode ser um meio para conquistar uma renda extra, entrar em um novo segmento de mercado, ou até mesmo ser o emprego full time dos sonhos de muitas pessoas. 

Oferecendo serviços como freelancer on-line, por exemplo, é possível trabalhar em diversas áreas como em marketing digital, produção de conteúdo, TI (tecnologia da informação), designer e várias outras.

Uma das maiores vantagens em ser um autônomo é ter maior liberdade para administrar a vida profissional. Isso inclui trabalhar a qualquer horário, em qualquer lugar minimamente confortável e com acesso à internet.

Por onde começar?

O primeiro passo para começar uma carreira freelancer é escolher uma área de atuação. Como já foi dito, existem várias áreas em que é possível oferecer serviço. Então, defina uma especialidade para focar as suas ofertas e buscas de trabalho.

Feito isso, é hora de colher material para montar o seu portfólio. Afinal, é através desse material que um freelancer on-line se apresenta para potenciais clientes

No início, montar um portfólio pode parecer a coisa mais difícil do mundo, mas fique calmo (a)! Você pode começar montando o próprio blog, caso vá oferecer produção de conteúdo, por exemplo. 

Outra forma de conseguir material para o portfólio é oferecendo o seu serviço a pessoas próximas, ou até mesmo sendo voluntário. Aos poucos, sua pasta vai ganhando mais e mais conteúdos que mostram o seu talento.

Por fim, sabendo a área na qual irá trabalhar e tendo material para se apresentar, é chegada a hora de precificar o seu serviço. Mas como fazer isso?

Bom, existem várias formas de cobrar como freelancer. Uma delas é usar a calculadora freela que te ajuda a encontrar um valor ideal, considerando todas as suas despesas.

Como conseguir jobs?

Passadas as etapas acima, é hora de arregaçar as mangas e procurar jobs. Há muitas formas de encontrar um trabalho freelancer na internet. 

Se autopromover é uma delas. Conte aos seus familiares e amigos que você é um (a) freelancer e divulgue nas redes sociais, principalmente no LinkedIn. O clássico “boca a boca” é um meio muito eficiente de conseguir os primeiros clientes. 

Por outro lado, também existem sites especializados, nos quais você pode procurar um projeto. Confira alguns dos mais reconhecidos:

Vantagens e desvantagens de ser freelancer

Ser freelancer não é a vida fácil que muitos acreditam. Como tudo, tem suas vantagens e desvantagens. Veja agora os principais pontos que você deve considerar antes de entrar de cabeça nesse universo:

Vantagens de ser freelancer:

  • Maior liberdade: não só para administrar seu tempo, mas também liberdade geográfica. Como freelancer, você pode trabalhar no horário que for mais conveniente para você, além de poder fazer suas tarefas de qualquer lugar do mundo. Basta ter conforto e as ferramentas necessárias para isso;
  • Possibilidade de aumentar a renda: ser autônomo também pode significar ter um salário maior do que em um trabalho tradicional, mas não é uma regra;
  • Trabalhar com o que gosta: diferentemente de quando se trabalha em uma empresa, ser um freelancer permite que você se dedique somente a projetos do seu interesse.

Desvantagens de ser freelancer:

  • Instabilidade financeira: um mês pode ser muito lucrativo, enquanto o outro ser de crise. Por isso é muito importante organizar bem as despesas e contar com uma reserva de emergência;
  • Não tem benefícios: sem férias remuneradas, nem 13°, nem assistência médica ou o queridinho VR (vale-refeição). A carreira de freela não conta com essas “regalias” que o CLT oferece;
  • Solidão: trabalhar como autônomo na internet pode ser bem solitário. Por isso, é saudável ir até um café ou um coworking, de vez em quando. Além de conhecer novas pessoas e respirar outros ares, é uma boa oportunidade de fazer networking.
Dicas para ser um freelancer de sucesso

Agora que você já está por dentro dessa modalidade de trabalho, confira 5 dicas infalíveis para se dar bem como freelancer:

1 Seja organizado (a) e crie uma rotina

Apenas você é responsável pelo seu desempenho e entrega. Por isso, quanto mais organizado (a) você for, melhor será o seu dia a dia.

Visualizar os projetos que você precisa entregar é uma boa forma de cumprir os prazos sem sufoco. Portanto, ter uma agenda, planner ou algo do tipo é muito útil na carreira dos freelas. 

Além disso, um ambiente adequado para desempenhar as tarefas é muito importante. Nada de trabalhar do sofá, sentado (a) de qualquer jeito. Reserve um canto da casa para ser o seu home office

Outro ponto de atenção é criar uma rotina saudável. Estipule um horário para focar no trabalho, que seja bem planejado com as demais atividades da sua vida pessoal.

2 Organize suas finanças

Como foi dito nas desvantagens de ser um freela, a instabilidade financeira pode ser um problema. Mas, para não passar perrengue, organize suas finanças. 

Essa é a melhor maneira de se sentir seguro (a) e não ser pego de “calças curtas” quando faltar algum job.

3 Faça o seu marketing pessoal 

Além de um bom portfólio, construa a sua marca. Venda-se de maneira positiva.

Mostre porque as pessoas deveriam contratar os seus serviços, o porquê você se diferencia da concorrência.

Com cada vez mais pessoas nessa área, mais disputada ela fica. Então, faça com que os potenciais clientes escolham você.

4 Aprenda a negociar

Também é muito importante saber negociar com seus clientes. Você precisa saber o valor do seu trabalho, mas também saber conversar para chegar a um acordo que seja favorável para ambos os lados quando for necessário. 

5 Nunca pare de estudar!

Mantenha-se atualizado (a), sempre. Faça cursos, participe de workshops e tudo o mais que possa engrandecer as suas habilidades profissionais. 

Esse é um ponto muito positivo para que você possa sempre oferecer um serviço com maior qualidade aos seus clientes e, consequentemente, lucrar mais como freelancer on-line.

Gostou das nossas dicas? Então, assine a nossa newslatter. Nós da Agência Lamarca sempre produzimos conteúdos como este e sobre o universo do marketing digital, que te deixarão por dentro de tudo que acontece no mercado.

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES