(Tempo de leitura: 4 minutos)

Se você tem acompanhado conteúdos sobre vendas nas últimas semanas, deve ter se deparado com o burburinho em torno da Semana do Brasil: trata-se de uma iniciativa impulsionada pela Secretaria de Comunicação do Governo Federal, em parceria com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), com o intuito de aquecer a economia no setor e oferecer descontos consideráveis em produtos diversos. Em tempos de crise, sobretudo com o isolamento social provocado pelo novo Coronavirus, é necessário pensar em estratégias para impulsionar o mercado e permitir com que os trabalhadores continuem na ativa.

Leia mais sobre tendências do mercado digital pós-quarentena 

Mas muito mais do que falar sobre o evento em si, que acontece entre os dias 3 e 13 de setembro e reúne 83 associações varejistas de setores como alimentação, eletrônicos e cosméticos: é um ótimo gancho para trazer cases importantes que auxiliam o aproveitamento de uma das grandes estratégias do universo do Marketing Digital. A Semana do Brasil é, afinal de contas, um dos muitos exemplos de promoções sazonais, que usam datas comemorativas para gerar mais leads e aquecer o mercado. Vejamos o evento como exemplo: ele tem o apoio do mês onde a Independência do Brasil é celebrada como impulso para aquecer as vendas, conectar varejistas e consumidores e preparar o terreno para a Black Friday, que acontece dias depois. De acordo com dados levantados pela  Ebit/Nielsen, a edição do ano passado da Semana do Brasil resultou em um aumento de 41% nas vendas on-line e em 11,3% no varejo presencial – o que, por si só, mostra o quanto determinadas datas comemorativas impulsionam cases de sucesso. 

Para ter resultados satisfatórios, no entanto, é importante ter um plano de ação que inclua práticas efetivas para engajar consumidores e alavancar o sucesso das vendas. Em uma época onde a tecnologia é mais e mais relevante, é inevitável não falar sobre a importância do marketing promocional e de como fazer um plano de ação efetivo para engajar os consumidores. 

Saiba o que são gatilhos mentais e como usá-los como estratégia de marketing

Veja as dicas abaixo para produzir um bom marketing promocional em datas específicas: 

Saiba usar as datas como um bom gancho

Um bom marketing promocional se inicia com o bom aproveitamento de uma área de oportunidade. Isso significa saber selecionar datas comemorativas que dão abertura para ações promocionais. E é claro: isso envolve usar o bom senso para criar campanhas que dialoguem com o consumidor em potencial, fortalecendo o apelo gerado pela data em questão, através do uso de gatilhos mentais, para atrair possíveis clientes. 

Veja mais sobre como gerar gatilhos mentais para garantir sucesso nas vendas

Seja criativo

Diante de um universo vasto e cheio de opções, o que a sua campanha tem como diferencial para atrair a atenção do consumidor e fidelizá-lo? Quantas das ações pensadas como estratégia de vendas dentro do universo do marketing digital já foram utilizadas? Quais conteúdos adicionais podem ser utilizados para engajar os consumidores e trazê-los para mais perto do resultado potencial do seu produto? Gerar campanhas criativas não é tarefa fácil, mas quanto mais disruptiva ela é, e quanto mais ela mobiliza o público-alvo, maiores são os resultados de conversão. 

Produza campanhas e ações interativas

Não basta atrair o cliente com os olhos: é preciso pensar na funcionalidade dos seus produtos e no quanto as ações desenvolvidas dentro do marketing promocional ultrapassam a barreira do olhar e estimulam o cliente a colocar “a mão na massa”. Para isso, vale usar e abusar de conteúdos interativos e que estimulam a participação do cliente. Fazer com que ele se sinta parte do seu universo é o ponto-chave para fidelizá-lo. 

Passo a passo para criar vídeos e aumentar engajamento

Faça uso da tecnologia

Isso é um complemento ao item anterior, já que a tecnologia é cheia de ferramentas que ajudam a tornar campanhas mais interativas e aumentam o engajamento do usuário junto ao produto em questão. Vale usar QR Code, aplicativos, jogos, ações em redes sociais e muito mais! Quanto mais interação dentro das facilidades impulsionadas pelo universo digital, melhor será a imagem final diante do produto que você disponibiliza no mercado. 

Redes Sociais: veja como usar os stories do Instagram a seu favor

Use cases de sucesso anteriores como um atrativo

Observe seus resultados em ações semelhantes em outras edições. Quais foram as conquistas da sua empresa e quais dados tiveram um saldo positivo? Consumidores gostam de causos e dados reais, e saber usar as informações, expondo dados relevantes de uma forma leve e divertida, tem o potencial para impulsionar novas vendas em edições posteriores. Mas é importante saber usar tais informações como um complemento atrativo de uma campanha atual, sem repetir ações descaradamente. Do contrário, o tiro pode sair pela culatra e dar ao cliente a sensação de já ter visto isso antes. 

Quer criar boas campanhas promocionais? Então conte com a Lamarca: entre em contato com a gente pelo WhatsApp (+55 (11) 98436-1114).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>