Tempo de leitura: 3 minutos

Sua empresa está preparada para a transformação digital? Como você bem sabe, as novas tecnologias estão reformatando a vida do ser humano em diversos âmbitos, como o social e o profissional. Já não nos comunicamos, compramos ou fazemos negócios como há 10 anos.

Este texto vai falar exatamente sobre essas mudanças e como uma empresa precisa se adaptar para manter sua relevância no mercado — independentemente do seu porte ou área de atuação.

A transformação digital na sociedade

Celulares, computadores e a própria internet já fazem parte da nossa realidade por algum tempo. Entretanto, não da maneira como vemos agora: os celulares têm funcionalidades e aplicações revolucionárias; a internet nunca esteve tão acessível no mundo; e os computadores estão cada vez mais potentes.

Embalado nessa acessibilidade à tecnologia, várias empresas surgiram com soluções inovadoras e, a cada dia, parece surgir algo diferente, dando novos traços e características às atividades do dia a dia. Assim, a sociedade mudou suas configurações, ficando cada vez mais dinâmica.

A transformação digital no comércio

Uma mudança de tal magnitude reverbera e impacta diversas áreas, como as relações comerciais e a forma como os consumidores encontram e adquirem produtos. O maior exemplo disso é a ascensão constante do e-commerce no Brasil, mesmo em tempos de crise.

Em 2016, por exemplo, o comércio eletrônico cresceu 7,4% no país, com 48 milhões de brasileiros realizando compras online. Esses números servem para ilustrar como a transformação digital está afetando esses processos e por que as empresas precisam se adaptar.

Assim, para lhe ajudar nessa missão, separamos algumas dicas valiosas. Confira!

Crie uma cultura voltada ao digital

Neste ponto do texto você pode estar pensando: “eu tenho uma pequena empresa com atuação local, não preciso vender na internet!” Tudo bem se o seu negócio não se adequada ao comércio eletrônico, todavia, a transformação digital vai muito além disso.

Hoje em dia, a maioria dos consumidores procuram produtos e serviços na internet antes de se dirigem ao estabelecimento. O próprio Google, nos seus resultados de busca, mostra empresas próximas do usuário quando a pesquisa for relevante para isso. Então, é importante ter uma cultura voltada ao digital, como ter: uma presença na internet, um bom site, redes sociais ativas e investimento em campanhas.

Tenha um site otimizado para smartphones

A popularização dos smartphones e a facilidade de acesso à internet que eles trouxeram têm grande influência na transformação digital. Portanto, é preciso que o site da sua empresa seja responsivo, ou seja, funcione propriamente em todos os dispositivos, como notebooks, tablets e celulares.

Estude como a tecnologia pode ajudar seu negócio

Existem diversas soluções tecnológicas no mercado, entretanto, deve-se realizar um trabalho de pesquisa para descobrir o que funcionaria para a sua empresa. Talvez um aplicativo seja uma boa estratégia, por exemplo. Tudo vai depender das configurações do seu negócio, seus objetivos e mercado de atuação.

Além disso, você precisa considerar as necessidades e hábitos de uso dos seus clientes e potenciais consumidores. Se, por exemplo, eles forem usuários de uma rede social em particular, você deve criar um perfil da sua empresa e oferecer um atendimento por esse canal.

A transformação digital é uma realidade e todas as empresas, mais cedo ou mais tarde, terão que se adaptar para continuarem tendo sucesso. Assim, é melhor sair na frente e se destacar da concorrência.

Quer continua o aprendizado e receber conteúdo exclusivo em seu e-mail? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>