Tempo de leitura: 3 minutos

Usados como diários pessoais no passado, com os anos, os blogs foram tomando novas formas e são hoje muito utilizados como uma excelente estratégia de marketing. As empresas recorrem à ferramenta para se comunicar com o público, aumentar sua credibilidade, se tornar referência nos segmentos em que atuam e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Contudo, para que os resultados apareçam, é preciso que o processo seja planejado e bem-feito. Pensando nisso, a seguir, apresentaremos dicas importantes de como vender mais usando um blog. Continue a leitura para conferir!

Faça um planejamento de conteúdo

Assim como todos os processos de uma empresa, o blog também necessita de um planejamento, principalmente no que se refere ao seu conteúdo, já que é um dos focos da estratégia. Para elaborá-lo é preciso seguir algumas etapas. Abaixo colocamos as mais importantes, mas você pode adaptar seu planejamento de acordo com as suas necessidades. Veja:

  • objetivo: defina o que você deseja conseguir com o blog para direcionar suas ações. Nesse caso específico, o objetivo é aumentar as vendas;
  • público: conhecer o público também é uma forma de direcionar seu conteúdo e as estratégias;
  • linguagem: após compreender melhor o seu público, é hora de definir qual a melhor linguagem a ser utilizada;
  • conteúdo: depois disso, é necessário identificar os temas que devem ser abordados;
  • canais: no planejamento também é importante determinar os melhores canais para divulgar o seu blog;
  • cronograma: ao final, é fundamental fazer um cronograma, detalhando todas as tarefas e prazos.

Produza conteúdo relevante

Como mencionamos, o conteúdo é um dos aspectos mais importantes do blog e, por isso, deve ser o seu foco. De nada adianta elaborar um planejamento super detalhado e coerente, se o material não agrega valor ao seu público.

Portanto, coloque sua persona como centro da estratégia, e busque oferecer conteúdos que possam ajudar a resolver problemas, dúvidas e trazer soluções. Lembre-se que a ideia não é vender o seu produto de forma direta, e sim oferecer materiais que auxiliem os usuários. Para quem tem uma loja de roupas masculinas, por exemplo, pode publicar assuntos relacionados à moda e novas tendências, como:

  • 5 dicas de moda masculina para você se vestir melhor;
  • Como se vestir bem gastando pouco?
  • Dicas de roupas para homens magros.

Enfim, as temáticas dependerão bastante do seu público, produtos e serviços.

Utilize estratégias de marketing digital

Há outras estratégias de marketing digital que são bastante eficientes para vender mais usando um blog. Abaixo mostramos algumas bem simples de aplicar, confira!

  • Não exiba os posts completos na home, pois pode tornar o carregamento da página mais lento, além de dificultar a mensuração de quantas visualizações o conteúdo teve;
  • busque as melhores palavras-chave e não deixe de inseri-las também nos títulos dos conteúdos;
  • inclua CTAs (Calls-to-Action) onde for possível, principalmente no fim de cada post;
  • utilize boas imagens nos posts. Além de tornar as publicações mais atraentes, garantem mais destaque na hora de compartilhar as URLs nas redes sociais;
  • insira botões de compartilhamento para as redes sociais. Assim, você poderá aumentar o alcance de suas publicações.

Uma última dica — mas não menos importante — de como vender mais usando um blog, é a contratação de uma empresa especializada no assunto. Com esse tipo de serviço, é possível ter mais tempo para outros processos do seu negócio, garantir melhores resultados e, ainda, investir menos, já que você não precisará gastar com ferramentas e profissionais. Afinal, uma agência tem tudo o que você precisa!

Quer saber mais? Nós podemos ajudar! Entre em contato com a gente para tirar suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>