(Tempo de leitura: 3 minutos)

Sabia que o SEO não é apenas para os conteúdos do blog da sua empresa? Ele também deve ser utilizado nos seus vídeos do canal do YouTube. Sendo assim, também há algumas estratégias de SEO para YouTube que precisam ser colocadas em prática se você quiser que os seus vídeos sejam encontrados com maior facilidade.

O YouTube é hoje o segundo maior canal de buscas, só perdendo para o Google. Portanto, ele é extremamente importante para o marketing da sua empresa. Todos os dias, são 1 bilhão de horas assistidas e, em 2018, a plataforma alcançou a marca de 1,8 bilhão de usuários logados por mês. 

Por tudo isso, entender de SEO para YouTube é fundamental. Veja abaixo algumas dicas de como usar essa estratégia.

Ajuste o nome do arquivo

O trabalho de SEO já começa antes de passar o vídeo para a plataforma. O nome do arquivo deve conter a palavra-chave e, se for um termo, ele deve estar separado por hífens e sem espaços. Por exemplo: dicas-de-seo-para-youtube. Lembre-se: estamos falando do nome do arquivo e não do nome do vídeo certo? Essa técnica ajudará a plataforma a entender qual é o assunto principal do conteúdo.

Tenha um bom título

Agora sim vamos falar sobre o título do seu vídeo. É o título que vai informar para os mecanismos de busca do YouTube sobre o que se trata aquele conteúdo. Portanto, tente ser objetivo e passar a ideia mais importante daquele vídeo. Ele precisa ser organizado, de forma que o entendimento fique o mais claro possível. O limite é de 100 caracteres e, de preferência, coloque a palavra-chave logo no início. 

Faça uma descrição

O campo descrição não está lá por acaso e ele precisa ser preenchido e da forma correta. E que forma seria essa? Bom, vamos começar esclarecendo uma informação importante sobre o número de caracteres. O YouTube oferece um limite de 5 mil caracteres, mas só 150 aparecem no mecanismo de pesquisa do Google. Portanto, capriche nesses primeiros 150 e aproveite para mostrar o assunto principal que será abordado no seu conteúdo.

Outro item que pode e até deve fazer parte da sua descrição são links direcionando o usuário para outros canais de comunicação: site, blog, outras redes sociais. O ideal é que esses links e a palavra-chave fiquem logo no início da descrição. As primeiras palavras são as mais importantes. 

Use as tags

O YouTube dá a oportunidade de colocar tags nos vídeos. As tags são palavras ou termos mais gerais, que representam o assunto do vídeo e também o do seu negócio. Sempre use a palavra-chave principal e pesquise outras palavras-chave secundárias, ou seja, palavras que estejam relacionadas com a principal. Uma outra estratégia muito boa para usar nas tags é utilizar palavras-chave de cauda longa com 3 ou 4 palavras no máximo.

E para que servem essas tags? Quando você está assistindo a um vídeo, já percebeu que o YouTube sugere outros em uma lista à direita? São vídeos sobre o mesmo assunto e eles só estão lá por causa da tag. É por meio dela que a plataforma consegue identificar que o seu vídeo fala sobre determinado assunto. 

Aplicar SEO para YouTube não é uma tarefa muito difícil. Usando estas 4 dicas, a sua empresa conseguirá alcançar o usuário de forma muito mais fácil e assertiva.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>