Tempo de leitura: 3 minutos

Indicadores de performance são usados para medir o desempenho da sua empresa em qualquer aspecto. Do financeiro ao marketing, são os números que nos mostram se as estratégias estão indo bem e se a empresa apresenta um crescimento sustentável.

Então, o único jeito de você saber se o negócio vai bem e ter uma certa previsibilidade de receita e investimentos é usando os indicadores de performance. Por meio deles, é possível entendermos se as metas foram alcançadas, se os recursos foram aplicados de forma eficaz e quais foram as falhas no processo.

Se você ainda não sabe como usá-los, continue a leitura deste artigo!

Quais são os indicadores de performance que devo analisar?

Podemos citar vários, entretanto, nem todos devem ser usados para todos os departamentos. Temos os específicos de RH, como o turnover e absenteísmo. Também há os do comercial, como a conversão e o faturamento das vendas, entre outros exemplos. O que importa é que esses números apontam para o sucesso do negócio como um todo. Afinal, quando um deles está ruim, pode prejudicar significativamente o resultado geral da empresa.

Para definir quais indicadores analisar, é preciso identificar o objetivo de cada setor. A partir daí, abrir os indicadores que estão diretamente relacionados àquela meta. Caso os resultados não estejam bons, precisamos analisar os secundários, para identificarmos onde pode estar o déficit.

Como usar os indicadores de performance?

Como dissemos, todos os departamentos precisam ter indicadores a serem avaliados. A construção de um resultado baseado no que os números dizem é uma forma de garantir o sucesso da instituição.

Para ajudá-lo, citaremos alguns exemplos de aplicação dos indicadores.

Planejamento estratégico

Quando há um grande objetivo a ser alcançado, é preciso planejar ações a serem executadas para esse fim. Para que isso seja feito de forma estratégica e, assim, mais efetiva, é preciso levar em consideração os indicadores.

Então, defina quais serão os números “chave” para o alcance do objetivo e qual é o resultado que cada um deve ter. É ideal, também, fracionar esse resultado em etapas, para que a execução seja gerenciável ao longo do tempo.

Processo orçamentário

Nesse caso, a análise de indicadores de performance auxilia na alocação de recursos. Pode-se avaliar quais são os departamentos que mais impactam no sucesso do negócio. A partir de então, fazer a divisão de recursos justa para cada um.

Marketing

Analisar os indicadores é algo fundamental no marketing digital e tradicional. Esse é um exemplo claro de departamento em que todas as ações geram efeito em cadeia. Também é onde recursos são aplicados e é possível visualizar com clareza o desdobramento e o retorno das estratégias sobre o que foi investido.

Por isso, cada etapa precisa ser medida periodicamente, para ajustes de estratégia.

Qualidade

Mensurar a qualidade do seu produto, do atendimento, do site e a satisfação do cliente é muito importante. Podem ser usados, por exemplo, indicadores extraídos de pesquisas e testes de usabilidade.

Por fim, podemos concluir que é necessário analisar os indicadores de performance e entender o quanto cada um deles vai impactar no objetivo final. Somente dessa forma é possível fazer uma gestão eficiente de recursos e estratégias de negócio. Eles auxiliam na segurança de investir e obter retorno.

Acha que esquecemos algo ou ficou alguma dúvida? Então, comente aqui no post e vamos continuar esse papo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>