(Tempo de leitura: 3 minutos)

Se você pretende criar uma estratégia de marketing para a sua empresa, então vai precisar criar uma persona. A persona é o seu público-alvo de uma forma mais específica, com sonhos, desejos, problemas e tudo mais que uma pessoa enfrenta no dia a dia. E como ela é de extrema importância para a sua estratégia, vamos mostrar um passo a passo de como montar uma persona.

Para montar uma persona não é preciso muito. Porém, o mais importante é tentar se colocar no lugar dela para compreendê-la melhor. Ao saber o que ela precisa, fica mais fácil entregar o conteúdo ideal e o melhor serviço. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira!

Qual a diferença entre persona e público-alvo?

Antes de explicarmos como montar uma persona, é preciso diferenciar esses conceitos que se confundem com muita frequência. 

O público-alvo é algo mais geral. Ele tem uma faixa de idade que vai de x a y, é uma empresa, um estudante ou outro, mora em uma região e tem uma faixa de renda, se colocando dentro de um grupo socioeconômico. O público-alvo costuma abarcar um grande número de pessoas.

Já a persona é mais específica. Ela tem uma idade, por exemplo, 32 anos, e tem um cargo dentro da empresa, por exemplo, Analista de Recursos Humanos. Além disso, ela tem desejos, por exemplo, mudar de carreira, crescer na empresa, abrir a sua própria empresa e assim por diante. Ela também tem problemas como gerir uma família com 2 filhos, ter controle financeiro, falta de tempo para fazer uma graduação, entre outros.

A persona é aquela pessoa que você quer atingir de forma mais certeira, ela é a pessoa que tem maiores chances de contratar os seus serviços ou comprar o seu produto. Portanto, é nela que a sua estratégia de marketing precisa mirar.

Como montar uma persona?

Passo 1: faça uma análise dos seus clientes

Nada melhor do que usar as informações dos seus clientes para criar a persona da sua estratégia. Afinal de contas, são pessoas como o seus clientes que você deseja atingir. Se você usar uma ferramenta de CRM, melhor ainda, pois todas as informações que precisa estarão em um único local. Mas se não, pegue uma planilha e vá adicionando categorias como idade, gênero, profissão e preenchendo para cada cliente.

E se eu ainda não tiver cliente? Se você está começando um negócio, então, ainda não possui um cliente para tomar como base. Nesse caso, é possível fazer pesquisas online. Você pode criar um formulário de pesquisa e espalhar em grupos do Facebook, pelo WhatsApp e assim por diante. 

Passo 2: analise os dados

Agora chegou o momento que pede o máximo de atenção. Você precisa analisar os dados que foram coletados. Por exemplo, qual é a faixa etária dos clientes? Em que nicho eles trabalham? Quais os maiores problemas que eles enfrentam no dia a dia? Você pode utilizar os dados na planilha e criar um gráfico de maneira automática. Assim, a visualização fica mais fácil.

A partir dessa análise, ficará mais fácil entender como a sua empresa pode ajudar a persona, de que forma será possível resolver os problemas que ela possui.

Passo 3: documente

Documentar a persona, ou seja, colocar no papel é outro passo importante. Essa persona precisa ser distribuída entre os setores da empresa, seja no formato digital, seja no físico. Dessa maneira, toda a equipe estará alinhada com a estratégia da empresa e as chances de erros serão menores.

Agora que você já sabe como criar uma persona, assine a nossa newsletter e receba mais dicas que vão ajudar a sua empresa a criar uma estratégia de marketing infalível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>