(Tempo de leitura: 3 minutos)

Um website bem estruturado, organizado e que traga boa experiência aos visitantes é essencial para que sua empresa, marca, serviço e produto tenham a visibilidade necessária na internet. Mas como ter certeza de que o desenvolvimento do site irá cumprir com as expectativas? São diversas etapas para chegarmos ao lançamento de um portal, garantindo que o resultado seja um site personalizado, exclusivo e que transmita exatamente a imagem desejada.

Pensando nisso, a Agência Lamarca preparou neste artigo as principais etapas no processo de desenvolvimento de sites, passando pelo planejamento e briefing até chegar ao lançamento final. Lembre-se que um site bem desenvolvido passa confiabilidade aos clientes, aumentando a geração de leads e, consequentemente, suas vendas. Mas não adianta pular etapas: um bom resultado exige atenção e comprometimento total das equipes em cada parte do processo.

Confira as etapas para se desenvolver um site:

1 – Planejamento e briefing

A primeira etapa para o desenvolvimento de um website é ouvir o cliente e saber quais suas expectativas e objetivos. O projeto vai adaptar isso em experiência de usuários e saber exatamente de que forma trabalhar os conteúdos e funcionalidades do site, visando atender as necessidades pontuadas pelo próprio cliente. Referências, concorrência, história, catálogos, enfim, todas as informações são importantes para que o projeto seja bem trabalhado antes de sua execução.

2 – Estrutura e conteúdo

Após encerrada a fase de planejamento e briefing, é a hora de pensar em qual tipo de conteúdo apostar para tornar o site mais atrativo aos clientes. Há também a utilização das práticas de UX e UI nas primeiras versões do wireframe, ou seja, do “rascunho” do site. Os botões de call to action (CTA) também são indispensáveis para impulsionar as vendas e o direcionamento correto dos visitantes em sua página.

3 – Design

A partir da estruturação e do que o site terá de conteúdo (textos, fotos, vídeos, links), ainda contando com o wireframe, o web designer começa a trabalhar templates, cores e fontes em cima do projeto existente. A identidade visual da empresa entra em cena para que o site consiga transmitir sua essência, por isso o acompanhamento e feedbacks do cliente nesta etapa são fundamentais.

4 – Codificação

Com o wireframe e design prontos, chegou a hora de codificar o site. Ou seja, transformar todo o layout em programação em códigos que podem ser interpretados pelos navegadores web. São dois tipos de linguagem utilizadas para essa etapa: HTML e CSS.

Nesta fase, há dois tipos de desenvolvimento na programação: Back End (tudo que envolve os bastidores do site, como banco de dados, funcionalidades, etc.) e Front End (tudo o que conseguimos visualizar na tela do site, como imagens, botões, cores, textos e mais).

Finalizada a codificação, tudo é testado diversas vezes: navegabilidade, visualização, botões, campos de digitação, etc. Esse momento é muito importante para entregar ao cliente um site impecável e 100% funcional.

5 – Lançamento

Testes feitos, chegou o tão esperado momento para todos! O site está pronto e precisa ser lançado na web. Para isso, é necessária a contratação de um domínio — o endereço que seu site terá — e também de um servidor de hospedagem, para torná-lo acessível aos usuários da internet.

Site lançado. E agora?

Após o lançamento, é de suma importância que exista um acompanhamento de acessos, cliques e interações para que possíveis melhorias sejam realizadas no site. Buscar sempre a atualização de conteúdos, imagens e links para manter usuários ativos também é um ponto-chave para obter resultados positivos com o site.

Ter um site potencializa suas vendas, traz credibilidade, fideliza clientes e ainda permite que seu produto seja acessível 24h por dia. A presença na web garante às empresas um bom posicionamento no mercado e se tornou fundamental para o crescimento de negócios em todos os segmentos.

A Agência Lamarca Brasil é referência no desenvolvimento de sites para clientes dos mais diversos setores. Criamos experiências únicas em sites desenvolvidos sobre as plataformas WordPress ou Bootstrap, resultando em sites e blogs muito bem adaptados para desktop, laptop, celulares, tablets e outros.

Faça sua empresa marcar presença na internet e vender mais. Fale com a Lamarca e descubra o projeto ideal para você. Solicite já seu orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>