Agência Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Chatbot: vantagens e como aplicá-lo na rotina da sua empresa

Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação às marcas que consomem. Mais do que o produto, o relacionamento criado entre as empresas e o seu público pesa bastante no resultado de satisfação. E é por isso que o chatbot entrega inúmeras vantagens para os negócios.

Os chatbots são ótimos recursos para melhorar o atendimento e até mesmo o marketing da sua empresa. Por ser multitarefa, um bot automatiza diversos processos com agilidade e eficiência. Desta forma, tende a fidelizar clientes e ainda melhora a produtividade da companhia. 

E os benefícios não param por aí! De acordo com cálculo da IBM, os chatbots reduzem os custos de relacionamento com o cliente em até 30%, já que dispensa uma equipe de pessoal grande e bem treinada para a mesma tarefa.

Portanto, continue a leitura para entender mais sobre esta tecnologia e como ela pode transformar a sua marca.

O que é chatbot?

Chatbot é um robô que simula conversação humana através de sua Inteligência Artificial (IA). Seu objetivo é se comunicar tal como uma pessoa faria, seja tirando dúvidas ou solucionando os problemas dos clientes, por exemplo. 

Para ficar mais claro, dois chatbots bem populares são a Siri e a Alexa, assistentes virtuais da Apple e da Amazon.

O nome chatbot vem da junção das palavras chatter (falador) e robot (robô).

Existem dois tipos de chatbots: baseado em regras e baseado em Inteligência Artificial (IA). Entenda a diferença entre eles:

  • Chatbot baseado em regras: é o modelo mais simples e limitado. Entende apenas frases prontas e não tem capacidade de interpretação, o que torna o atendimento bem mecânico;
  • Chatbot baseado em IA: este é mais avançado. Sua inteligência evolui a cada interação, sendo capaz até mesmo de identificar o humor da pessoa com quem está conversando. Ou seja, é o mais humanizado possível.

Dito isto, confira a seguir as maiores vantagens de ter um chatbot na sua empresa:

Atendimento simultâneo 

Ter um bot na sua empresa evita que os seus clientes fiquem chateados por esperar muito tempo para conseguir um atendimento. Isso porque, o chatbot é capaz de atender várias pessoas ao mesmo tempo, evitando filas de espera.

Além disso, os colaboradores que antes eram responsáveis por esse processo, podem concentrar suas habilidades em outras demandas. Contudo, o atendimento humano não é 100% descartado pelo uso de chatbot. Quando necessário, colaboradores podem resolver o que o bot não conseguiu dar conta por algum motivo mais complexo.

Outra vantagem é que o chatbot não precisa de uma ferramenta específica para desempenhar o seu papel. Ele pode ser usado com os aplicativos mais populares como o Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram, entre outros.

Disponibilidade integral 

Durante 24 horas, nos 7 dias da semana por todo o ano. Este é o tipo de atendimento que o chatbot permite que a sua empresa ofereça. Por exemplo, o e-commerce é uma loja que nunca fecha. Portanto, não importa o horário em que o cliente procure a sua marca, ela sempre estará pronta para atendê-lo.

Esta é uma grande vantagem principalmente em datas comemorativas, em que as vendas disparam e, consequentemente, aumenta o volume de busca para solução de problemas ou para tirar dúvidas.

Comunicação personalizada

A comunicação da sua empresa precisa ser coerente em todos os canais. Por isso, um atendimento personalizado faz toda a diferença na hora de fidelizar clientes.

Sendo assim, os chatbots podem ser programados para interagir de maneiras diferentes e específicas, de acordo com o perfil de cada consumidor.

Inclusive, devido às habilidades humanizadas que o bot vai adquirindo com o tempo, a diferença entre o programa e uma pessoa pode ser imperceptível.

Maior produtividade

Um bot não apenas agiliza totalmente o processo de SAC, como também pode ter a função de auxiliar outras áreas, como o marketing e o setor de vendas. 

De acordo com o que for programado, um chatbot pode gerar leads, guiar o cliente através do funil de vendas, captar informações relevantes, agendar consultas e/ou horários, abrir chamados, e pode até mesmo vender em um e-commerce, uma vez que esteja sincronizado com o estoque e com as plataformas de pagamento. 

Satisfação do cliente

Um cliente satisfeito se torna defensor da sua empresa. Afinal, ninguém gosta de se estressar para resolver um problema simples, não é?

Por isso, toda a agilidade e eficiência dos chatbots só agregam valor e um bom reconhecimento a uma companhia. Assim, as chances de ela ser bem recomendada são grandes!

Quer outros recursos de comunicação para a sua empresa? Nós da Lamarca podemos ajudar com soluções de marketing digital. Entre em contato e vamos conversar.

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES