(Tempo de leitura: 3 minutos)

Na mídia, nada se exclui: tudo se transforma. Se os conteúdos produzidos pela mídia impressa se adaptaram aos novos tempos em sites, blogs e redes sociais, cada qual com a linguagem e o formato que lhe pede, os vídeos e filmes foram parar em sites como o YouTube e plataformas de streaming como o Netflix. Recentemente, porém, acompanhamos o boom de outro formato de mídia, que relembra aqueles velhos e valiosos tempos do rádio: o podcast. 

Esse formato, inclusive, vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil: de acordo com dados levantados por uma pesquisa realizada pelo Spotify, a média de crescimento mensal de ouvintes é de 21% – um dado que, considerando a explosão de novos canais na plataforma e de sua respectiva divulgação, deve aumentar. 

Leia mais: 5 dicas valiosas para produzir conteúdos e campanhas interativas

A maior vantagem do podcast é, primeiramente, a liberdade de criação que ela oferece para os produtores de conteúdo. Se nas redes sociais a procura é pela objetividade, com palavras mais diretas e fotos e vídeos que entregam o tema abordado, o podcast vai pelo caminho oposto e pede, acima de tudo, cautela em seu planejamento. Quem escuta um podcast vai atrás de um tema mais profundo e criativo, que apresentem dados curiosos e disruptivos. Aqui, a mistura de informação e entretenimento é mais consolidada, de modo que o público não se importa de acessar áudios e conversas com mais de uma hora de duração, por exemplo. Ou seja: se você tem ideias mirabolantes que não cabem em outras plataformas pela sua profundidade, o podcast é o seu canal, já que existe uma série de possibilidades a serem exploradas com públicos diversos e distintos entre si. 

Para criar um podcast de qualidade, é preciso ter um bom planejamento. Fazer o recorte do conteúdo a ser abordado é importante, pois ele define o campo de pesquisa, o público-alvo, os subtemas que podem vir e muito mais. Aqui, ter nicho é um passo essencial, pois a fidelização dos ouvintes é muito mais importante do que os números e o alcance de massa. Um podcast de sucesso, assim como os velhos programas de rádio, se sustenta por pessoas que buscam consumir esse tipo de conteúdo com frequência, que acompanham os episódios e ficam ansiosos para o que vem a seguir. 

Funilando o conteúdo: saiba o que é esse conceito e como criá-lo 

Definido o recorte e o nicho, é hora de anotar e pesquisar o que abordar dentro do seu “programa”. É fã de histórias de terror? Pesquise sobre casos reais pouco divulgados na mídia ou fatos curiosos envolvendo a produção de um filme. Quer falar sobre música? Procure informações relevantes e pouco abordadas sobre determinados artistas. E assim sucessivamente… Além disso, é importante pensar em um nome impactante que será sua marca registrada, fazer roteiros bem elaborados durante as gravações, planejar e selecionar entrevistados e convidados especiais, pensar na ideia de continuidade dos episódios e de como eles se conectam entre si. Por mais importante que bons equipamentos sejam, esse é o detalhe menos valioso no primeiro momento do podcast. Mais importante do que isso é a qualidade do produto entregue como um todo. Por isso, também certifique-se de que a gravação esteja clara, que a voz gravada esteja no volume adequado e com uma boa dicção. 

Por fim, chega a vez do plano de marketing completo para a divulgação do seu trabalho. Escolha as redes sociais e demais plataformas de compartilhamento do seu podcast, faça um planejamento financeiro e que caiba no seu bolso quando monetizar conteúdos e posts. E não se esqueça de estabelecer uma frequência, pois isso determina a fidelidade do seu ouvinte, que vai te esperar ansioso no dia e no horário que o seu episódio vai ao ar. 

Monetizando conteúdo: como produzir campanhas promocionais e sazonais bem-sucedidas

Quer saber mais sobre planejamento e monetização de podcasts e ter uma consultoria para te ajudar na produção de conteúdo? Entre em contato com a Lamarca através do WhatsApp (+55 (11) 98436-1114). Temos um time que terá o maior prazer em te ajudar com o seu novo projeto! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Open chat
Fale pelo What'sApp