(Tempo de leitura: 4 minutos)

Já consolidada como uma das datas mais aguardadas do ano tanto para lojistas quanto para consumidores, a Black Friday de 2021 no Brasil está marcada para acontecer no dia 26 de novembro. Com a enorme ascensão do e-commerce no ano passado – impulsionada pela pandemia da Covid-19, que levou ainda mais pessoas a comprarem on-line -, as expectativas para a Black Friday 2021 são excelentes para quem está apostando em vender seus produtos pela internet.

+ Agência Lamarca e case de sucesso na Black Friday 2020

Mas é preciso definir um bom planejamento e estratégias de marketing para que seu negócio consiga se destacar em meio a tantas promoções e descontos. Veja neste artigo da Lamarca tudo sobre a Black Friday 2021 e a melhor forma de se preparar para obter sucesso nas vendas.

+ O melhor para o seu cliente: dicas de como mandar bem no atendimento

Origem da Black Friday

A Black Friday foi criada nos Estados Unidos e acontece anualmente na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças – comemorado na última quinta-feira de novembro. A origem do termo é complexa, já que foi utilizado pela primeira vez em 1869 em Wall Street, quando acionistas compraram ouro em grande quantidade dos EUA para revender no mercado e faliram logo em seguida.

+ Como funciona o desenvolvimento de sites? Descubra agora!

O nome Black Friday começou a ser utilizado pelo comércio dos Estados Unidos nos anos 90, mas foi se tornar a data oficial dos descontos no país americano apenas em 2001. No Brasil, o termo surgiu em 2010 e foi se popularizando a cada ano, assim como em diversos países. Uma década depois, a data segue em pleno crescimento e números cada vez mais expressivos para o comércio brasileiro.

E-commerce na Black Friday: crescimento massivo em 2020

A pandemia da Covid-19, o fechamento do comércio e a adesão massiva ao modelo de trabalho remoto (home office) modificaram a realidade de praticamente todos os empresários. As lojas físicas foram prejudicadas com as restrições de funcionamento e o baixo movimento mesmo nos horários permitidos para abertura, enfrentando severas dificuldades neste período.

Por outro lado, as vendas on-line foram um fator altamente positivo para o comércio brasileiro no ano passado, principalmente durante a Black Friday. O faturamento do dia 27 de novembro de 2020 chegou a R$ 3,1 bilhões, com um impressionante aumento de 24,8% em relação a 2019. Os dados também indicam que o e-commerce ganhou mais de 13 milhões de novos clientes em 2020, o que deixa claro a mudança de comportamento do consumidor.

+ Home Office x Trabalho Remoto: nova realidade profissional

A tendência das compras on-line foi tão alta que muitas lojas físicas adotaram o e-commerce para contornar as dificuldades com o fechamento e restrições, abrindo um novo leque de oportunidades para vendas e novos clientes. O setor espera ainda mais crescimento dos números da Black Friday em 2021, considerando a retomada gradual das atividades e também a crescente adesão às compras on-line.

Como se preparar para vender muito na Black Friday 2021?

Veja quais estratégias são apontadas por especialistas como essenciais para se conseguir bons resultados com vendas na Black Friday 2021:

Esquenta Black Friday e Black November

Muitas lojas apostam na chamada Esquenta Black Friday, que antecipa determinados descontos durante a semana da Black Friday ou até mesmo durante todo o mês de novembro – neste caso, chamado de Black November. Para este ano a tendência é que essa estratégia permaneça em alta, considerando a relevância obtida pelas ações em 2020.

Foco na experiência do consumidor

O crescimento massivo do e-commerce torna o cliente ainda mais exigente em quesitos como atendimento e experiência de compra. Por isso, otimizar seus canais digitais e equipe responsável para a Black Friday é primordial para evitar contratempos com clientes e solucionar suas dúvidas e problemas de forma eficiente.

+ 5 atitudes que podem estar impedindo a sua marca de crescer

Entrega rápida

A agilidade na entrega também é outro fator decisivo para se obter mais vendas on-line. Apostar em uma logística de qualidade e confiança, disponibilizando serviço de rastreamento e prazos curtos de entrega com certeza irá atrair o interesse dos clientes durante a Black Friday.

Marketing digital: a Lamarca pode ajudar você a vender mais!

Ter uma presença on-line consolidada é fundamental para seu negócio obter boas vendas na Black Friday 2021. A Lamarca Brasil, agência de inbound marketing e marketing digital, possui as estratégias e ferramentas certas para destacar sua marca e atrair o interesse dos clientes nesta data tão importante para o comércio.

Venha se consolidar no mercado com a Lamarca e venda muito na Black Friday 2021! Solicite já seu orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>