(Tempo de leitura: 3 minutos)

Mesmo com o crescimento constante do acesso à internet pela população, muitas empresas não percebem como a web é um campo fértil para os negócios. Ou elas até percebem, mas acreditam que não há necessidade de investimento. Contudo, ao fazer um orçamento de marketing digital, fica mais fácil entender as vantagens de ter profissionais cuidando da sua presença na rede.

Cada empresa precisa de uma estratégia específica. Realizar uma análise de diagnóstico é o primeiro passo antes de definir um planejamento e, com base nisso, estipular quanto investir em marketing.

Quer saber como definir o orçamento para aplicar nas estratégias de marketing digital? Confira neste post!

Como definir o orçamento de marketing digital?

Os investimentos na área variam de acordo com cada empresa. Então, é importante saber quanto do rendimento do negócio pode ser destinado ao marketing. Outra forma é estabelecer metas a serem batidas e investir nisso.

Uma boa estratégia de marketing atrai clientes, além de buscar o aumento da margem de lucro e a diminuição do custo de aquisição. A seguir, veja os passos para iniciar o orçamento de marketing digital.

Análise de histórico da empresa

Conhecer o rendimento do período anterior é fundamental para que as metas sejam estabelecidas. O planejamento estratégico deve ser feito de acordo com a realidade da empresa, pensando no grupo de gestão e no quadro atual do mercado.

Saber o cenário em que o negócio está inserido é o principal ponto a ser estudado. Dessa forma, é possível pensar nas metas de vendas e em quanto investir em marketing digital para alcançar esses objetivos.

Margem de produtos

A margem é o valor estimado de lucro por venda. Para descobrir a margem disponível, é preciso saber a receita média, descontados os valores de todos os custos de produção e execução. Depois, é preciso dividir o valor pelo número de vendas. Esse cálculo dá uma ideia geral dos custos para realizar cada alienação.

O restante é o que chamamos de margem de venda. E é esse valor que poderá ser investido em marketing digital. Porém, ele deve ser usado com cautela, levando em consideração a análise feita anteriormente.

Investimento e retorno

Após ter o orçamento definido, chegou a hora de montar um cronograma para saber quais ações realizar e os momentos certos para colocar em prática cada uma delas. Também serão estabelecidas as métricas e as estimativas de retorno de cada ação.

Monitorar os investimentos e lucros é uma forma estratégica de analisar resultados. É importante lembrar que o investimento em marketing não é fixo. Tudo vai depender dos resultados alcançados a cada estratégia posta em prática e das suas metas do período.

Quais são os gastos essenciais em marketing digital?

Assim como todo o planejamento de marketing, o valor destinado a esses gastos muda de empresa para empresa. Para algumas, os materiais impressos (como cartazes e folders) podem ser essenciais, já para outras o mais importante são as mídias pagas na internet.

Marketing é um setor tão importante quanto os demais de uma empresa. Estabelecer o orçamento de marketing digital e suas estratégias é essencial para auxiliar no crescimento de vendas. O planejamento do time de marketing deve estar alinhado com todo o negócio para que o trabalho conjunto gere resultados positivos.

Quer saber mais sobre marketing digital? Acompanhe nossos conteúdos pelas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>