Agência Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Aprenda a montar um plano de gerenciamento de redes sociais

As redes sociais mudaram a forma das pessoas se comunicarem, relacionarem e até mesmo consumirem informações e produtos. Elas deixaram de ser apenas locais de interação entre amigos e se tornaram grandes aliadas para o fomento de negócios das empresas.

Quer aprender a fazer um bom gerenciamento de redes sociais? Então continue lendo para saber mais.

A importância das redes sociais nas empresas

De acordo com estudos da Social Media Trends 2018,  78% dos usuários de internet, no Brasil, estão nas redes sociais. Diante desse cenário, não tem como as empresas ignorarem a importância da presença digital: 94,4% das instituições que responderam à pesquisa estão nessas redes e 62% avaliam que elas têm papel muito importante nos negócios.

Atualmente, não são somente os meios de comunicação que tornam seus produtos e serviços visíveis. Mais do que nunca as pessoas levam em consideração as opiniões de influenciadores e quais informações estão mais próximas das mãos, a um clique.

Mas, para ter sucesso nessa empreitada é imprescindível um planejamento adequado. Conheça os passos que vão ajudar.

Etapas do plano de gerenciamento de redes sociais

Identifique o seu público

O primeiro passo para conseguir o engajamento necessário nas redes sociais é identificar corretamente quem é o seu público:

  • idade;
  • sexo;
  • grupos que participa;
  • seus interesses;
  • o que comenta;
  • quem segue.

Criar uma persona

Após identificar seu público, crie a persona para direcionar os conteúdos a ela. Seja detalhista e específico nessa definição. Utilize informações reais, levantadas nos estudos do comportamento de seus clientes e potenciais.

Estude seus concorrentes

Avalie o que as empresas concorrentes têm feito nas mídias sociais. Siga-as e acompanhe os seus posicionamentos e retornos. Utilize a seu favor o que encontrou de pontos forte e fracos, sem copiar, é claro! Por exemplo, se você identifica que os clientes estão buscando informações que seu concorrente não tem explorado, ocupe essa lacuna!

Escolha as redes sociais

Defina quais as redes sociais têm relação com seu negócio e em quais delas a sua persona está. Cada canal tem sua função e especificidades. Avalie se é necessário estar em todas elas ou em apenas algumas.

Crie uma identidade visual

Escolhas as cores e imagens de capa em coerência com sua própria marca, para criar a identificação adequada, pois deverão estar presentes em todas as postagens. Defina, também, qual a linguagem a ser utilizada.

Faça um planejamento editorial

O mais importante: conteúdo, conteúdo, conteúdo! É isso que vai atrair seus clientes.

Faça um planejamento editorial, que relacione todos os materiais que irá postar, com os devidos agendamentos. Avalie os dias e horários que são mais adequados para sua persona.

Evite conteúdo extremamente comercial. Lembre-se que as redes sociais têm o intuito de relacionar, portanto, as pessoas precisam ser estimuladas a ler e engajar com suas postagens.

Estabeleça metas

Toda ação empresarial precisa de metas e no gerenciamento de redes sociais não é diferente. Defina os objetivos que deseja alcançar com as campanhas:

  • quantas postagens por semana?
  • qual o nível de engajamento (likes, comentários, compartilhamentos)?
  • quantos clientes converteram (acessaram um conteúdo indicado ou preencheram o formulário)?
  • quantos leads geraram?
  • quantas vendas foram realizadas?

Importante salientar que as metas são relacionadas ao propósito que se deseja alcançar: se fortalecimento da marca ou se efetivação de vendas.

Monitore os resultados

Somente por meio de acompanhamento é possível avaliar se as ações estão tendo o efeito desejado e o que pode ser corrigido ou melhorado. Avalie o atingimento das metas estabelecidas. Algumas ferramentas podem auxiliar nesse monitoramento.

Uma dica é manter um funil de vendas, onde é possível visualizar todas as etapas e identificar facilmente os pontos de atenção.

Aproveitar as possibilidades que as tecnologias proporcionam no cenário digital é um fator estratégico de competitividade corporativa. Sirva-se do que o ambiente virtual tem a oferecer. Crie um plano de gerenciamento de redes sociais pertinente com seu público e com seu negócio e gere mais oportunidades.

Viu como uma boa gestão de redes sociais vão ajudar a relacionar com seus clientes? Entre em contato conosco para mais informações sobre o assunto.

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES