(Tempo de leitura: 5 minutos)

O podcast é a sensação do momento! Dá para escutar lavando louça, entregando o job e até mesmo na hora de dormir. O mais legal é que os podcasts agradam vários públicos: tem conteúdo curto, mais longo, de todos os gêneros e categorias, e também para todas as idades.

Para o profissional de marketing, tem muitos programas legais – para aprender e também para entender como é feito. Afinal, é uma alternativa interessante para incluir na régua de comunicação do seu cliente ou empresa.

Mas antes de falar dos programas mais legais que a gente separou por aqui, vamos entender melhor o que é o podcast:

Onde nasceu, do que vive e do que se alimenta?

Não precisa esperar o Globo Repórter para entender como a febre do podcast explodiu, a gente conta para você! Esse formato surgiu quando as pessoas começaram a ser tornar multitask (multitarefa) e precisavam, inicialmente, de conteúdos para consumir enquanto realizavam outros afazeres. Aliás, esse é o principal ponto que diferencia o podcast das outras mídias. 

Aí você deve estar pensando: “ah, então é parecido com o rádio, certo?”. Errado! O rádio surgiu como único transmissor de comunicação e juntava família ao redor do aparelho para ouvir radionovelas, notícias e músicas da época. O rádio detinha toda a atenção das pessoas, que não tinham outras distrações. Já o podcast vem justamente para suprir o hábito de ouvir programas enquanto come, lava louça, toma banho, trabalha, pega metrô, etc.

Mas não pense que o podcast surgiu só para passar o tempo. Segundo pesquisa on-line realizada pelo IBOPE Inteligência, a maior parte dos consumidores desse tipo de mídia busca adquirir conhecimento, informação e aprendizado. Além disso, a pesquisa aponta que conteúdos curtos e objetivos são os preferidos dos entrevistados e, mesmo sem o deslocamento por conta do isolamento social, o consumo aumentou em 2020.  

Para te ajudar a tomar gosto pelo consumo de podcasts, nós separamos 5 programas que são incríveis para profissionais de marketing. Confira:

Braincast

Produzido pela B9, o Braincast debate a intersecção entre criatividade, tecnologia, cultura digital, inovação e negócios. É ideal para quem quer aprender sobre temas variados, com conteúdo profundo, debates enriquecedores e pautas que são relevantes não só para o marketing e negócios, mas também para estimular a criatividade.

Disponível em plataformas como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e também no site da B9: https://www.b9.com.br/

Alguns episódios recomendados:

Quem lacra, lucra: o impacto da diversidade na inovação e lucratividade

Publicidade antirracista:

O Assunto, por Renata Lo Prete

Seja qual for a área de atuação do profissional – marketing ou não – estar bem informado é essencial. Evita campanhas fora do timing, e também dá insights para o que tá pegando no momento. 

O podcast “O Assunto”, comandado pela jornalista Renata Lo Prete, traz assuntos políticos, econômicos e sociais quentes, com informação de qualidade, apurada e atual. É ideal para manter-se informado do que acontece no Brasil e no mundo.

Disponível em plataformas como Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts, bem como pelo site do G1. 

Episódios recomendados:

Mulheres, as mais prejudicadas na pandemia:

Vazamento de dados: você foi exposto

Mídia & Marketing, UOL

Para falar de marketing, a UOL convida profissionais do mundo da publicidade, tecnologia e negócios para falar sobre o mercado de diferentes ângulos: cliente, agência, CEO, startups e muito mais. 

Com assuntos voltados para criatividade, crescimento dos negócios, gestão e transformação digital, o “Mídia & Marketing” entrega conversas reais com uma galera que coloca a mão na massa diariamente para fazer empresas como Vivo, XP Investimentos, P&G e muitas outras. 


Disponível em plataformas como Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.

Episódios recomendados:

Stella Brant, CMO e sócia da liv Up: “Uma marca se constrói no longo prazo”

Laura Florence, cofundadora da More Grls

Mamilos

Polêmico como o nome, o Mamilos é um podcast que faz pensar. Passa por temas atuais da sociedade, falando sobre empatia, relações interpessoais e profissionais, cotidiano, trabalho, entre muitos outros.

Os convidados são, em sua maioria, especialistas no assunto abordado e/ou alguém que tenha uma boa história para contar e contribuir com o conteúdo. 

Disponível em plataformas como Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.

Episódios recomendados:

Comunicação não-violenta: derrubando muros

Empreendedorismo feminino:

TED Talks Daily

O TED Talks é um circuito de palestras pelo mundo que fala de todo e qualquer assunto de forma leve, divertida e muito dinâmica. Inicialmente publicado no Youtube, agora o TED está também no podcast, com conteúdos mais curtos, porém muito relevantes. O ponto-chave é que ele traz pessoas reais para contar as suas histórias de forma inspiradora, o que pode estimular a sua criatividade.

Apesar de estar em inglês, os conteúdos são de fácil entendimento e podem até dar uma forcinha para quem precisar exercitar a escuta. 

Disponível em plataformas como Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.

Episódios recomendados:

4 lessons the pandemic taught us about work, life and balance

How your brain responds to stories – and why they are crucial to leaders

Gostou das sugestões ou tem algo para indicar? Conta pra gente! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Open chat
Fale pelo What'sApp