Agência Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

5 dicas para produzir conteúdos e campanhas interativas

Um dos pontos fortes dos avanços proporcionados pela tecnologia é, sem sombra de dúvidas, a revolução que ela traz no formato da produção de um conteúdo: se as mídias tradicionais apostavam em uma campanha exclusivamente expositiva, as digitais já vão além e pedem que o consumidor aja em determinados momentos. E se uma foto vale mais do que mil palavras, uma ação vale muito mais do que simplesmente observar, já que ela permite uma interação direta com uma ideia. 

Conteúdos e campanhas interativas no meio digital podem incluir ações diversas: um clique para uma ação promocional em um site, um jogo, um acesso exclusivo a um vídeo especial, e muito mais. Fazer com que o consumidor se movimente para estar dentro de um contexto proporcionado pela sua empresa é fazer com que ele se engaje com o seu produto, trazendo-o para mais perto dos objetivos de uma nova promoção ou da filosofia defendida pela companhia. 

O processo para desenvolver conteúdos interativos envolve algumas estratégias. Afinal de contas, ele é uma das pontas que compõem todo um grupo de ações eficientes de marketing digital. Confira a seguir algumas dicas para desenvolver bons conteúdos e campanhas que pedem a participação do público: 

Saiba mais como desenvolver uma boa call to action e turbinar campanhas interativas

1- Organize um bom plano multimídia

Pense na campanha que você quer lançar e na mensagem que ela passa para o teu público-alvo. Quais são os gatilhos mentais a serem utilizados? O que o produto oferece e qual é o seu diferencial? Traçar esse perfil ajuda a dar o passo inicial para o plano multimídia e para a interação escolhida. Pode ser um vídeo, pode ser um jogo, pode ser uma enquete, um cadastro… São inúmeras as alternativas que chamam o consumidor para o seu lado. Vale a pena pensar em quais delas farão com que eles engajem com a sua campanha e, a partir disso, escolher a melhor opção. 

2- Selecione boas ferramentas para produzir conteúdo

Existe uma variedade enorme de opções para produzir um conteúdo interativo. Softwares, aplicativos, plataformas diversas que permitem com que a empresa lance mão da criatividade a fim de promover interação com o público e impulsionar ações. Aqui, mesmo a questão orçamentária não cai no impeditivo: campanhas orgânicas com perguntas e frases de efeito em redes sociais também podem gerar interações eficientes, além de convidar mais pessoas a conhecer as plataformas nas quais a empresa atua. 

3- Estabeleça contato direto com usuários engajados

Monitoramento de mídia é algo extremamente importante dentro do universo do marketing digital. Muito mais do que lançar uma campanha e focar no impacto provocado diretamente nas vendas, é preciso fortalecer a conexão com aqueles que foram positivamente influenciados pelo conteúdo desenvolvido. Analytics, SAC 2.0, um bom time de community managers nas redes… Todas as pontas do iceberg são bem-vindas. Comentar interações positivas, convidar as pessoas mais engajadas para campanhas futuras e mostrar que a empresa está atenta ao consumidor é um diferencial e tanto. 

Leia mais: como aumentar as vendas com o marketing digital

4- Atente-se ao impacto visual da campanha 

Qual é o design escolhido para a publicidade e quais foram as cores selecionadas para reforçar a mensagem? Um bom designer faz toda a diferença na hora de desenvolver a identidade visual da campanha, pois todos esses fatores vão influenciar nos gatilhos mentais do conteúdo em voga e impulsionar a memória afetiva dos usuários. Afinal de contas, uma boa propaganda fica no imaginário popular também pelo impacto que gera nos olhos – quando não nos ouvidos, com músicas bem pensadas para impactar positivamente através de sons, além de promover um resultado mais inclusivo. 

5- Registre os resultados

Voltando ao terceiro item: guarde os resultados das campanhas interativas. Isso vai refletir consideravelmente ao traçar o público atingido e a repercussão gerada pelo conteúdo, pois mapeia o perfil dos clientes conquistados, dos novos angariados com a sua campanha e traz bons insights para conteúdos futuros. 

Dicas Lamarca: ideias para posts criativos e para gerar likes

Quer saber mais sobre como fazer campanhas interativas de impacto? Junte-se à Lamarca: entre em contato com a gente pelo WhatsApp (+55 (11) 98436-1114). 

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES