(Tempo de leitura: 3 minutos)

Você sabia que algumas atitudes não-saudáveis podem estar impedindo a sua marca de crescer? Assim como existem atitudes que podem ser adotadas para auxiliar no progresso do seu negócio, existem também recomendações para evitar que você fique estagnado, minando o potencial da sua empresa.

Para ajudar a ter um prognóstico e começar o quanto antes a mudar os processos que estão travando a sua evolução, nós separamos 5 atitudes para você retirar do seu dia a dia e começar a chegar mais perto dos resultados que você deseja. Prepara o print:

1. Deixar a criatividade de lado para focar no operacional

Você sabia que as burocracias do dia a dia podem matar a criatividade? Mas calma, não precisa se desfazer dos processos! Nós sabemos que eles são extremamente necessários para a organização da empresa, mas se prender muito no operacional pode minar ideias muito boas do seu time. O ideal é encontrar um meio-termo e criar alternativas para que a sua equipe dê ideias e exercite a criatividade. 

2. Querer trilhar o caminho do outro

Benchmarking é muito bom para acompanhar os concorrentes, mas quando entramos no processo de comparação esquecemos que nossas marcas nasceram de lugares distintos. Cada negócio tem a sua história e se comparar pode trazer muita frustração e desistência. 

3. Repetir ações e comportamentos de outras marcas

Não é porque ele fez e funcionou que vai funcionar para a sua empresa. É claro que alguns conteúdos podem servir de insight para as nossas campanhas, mas reproduzir ações de uma marca que tem uma audiência diferente da sua pode produzir o resultado contrário e demandar ainda uma gestão de crise. Além disso, a sua marca começa a perder relevância, pois não traz originalidade. Use as tendências que estão em alta, mas tenha sempre em mente se elas cabem no universo do seu negócio e como elas podem te inspirar a criar algo novo. 

4. Não ouvir pautas importantes para a atualidade

O mundo mudou, e a forma de consumo mudou com ele. Hoje em dia, os consumidores procuram marcas engajadas com as pautas sociais, e dão preferência por marcas que acolhem temas como acessibilidade, igualdade para a comunidade LGBTQIA+, combate ao machismo e ao racismo, entre outras. Atualmente, consumir um produto vai muito além de comprar algo. Quando compramos algo, estamos apoiando todos os valores daquele negócio. Por esse mesmo motivo, algumas companhias são “canceladas” quando se envolvem em polêmicas e discurso de ódio.

Não estamos dizendo que a sua marca precisa se posicionar sempre que uma pauta social vier em destaque, mas é essencial considerar esse background na construção de campanhas, produtos e até mesmo PDVs. Todos os seus pontos de contato com o cliente precisam se conectar com ele e mostrar que o seu negócio se importa com a audiência. Para isso, é preciso levantar algumas questões, que podem ser debatidas em conjunto com os times: essa campanha é acessível? Estou ofendendo algum grupo oprimido com esse discurso? Como posso fazer com que o meu produto e a minha comunicação seja mais alinhada com os valores da minha empresa? 

5. Ignorar a potência das redes sociais

Uma presença saudável e criativa nas redes sociais é o que pode dar um boost no seu negócio. Além disso, as redes sociais ditam tendências e comportamentos de consumo. Por isso, é muito importante se fazer presente nas redes e acompanhar os hábitos da sua audiência. 

Em 2018, os métodos tradicionais de venda deixaram de funcionar. Quando se trata de descobrir novos produtos para comprar, os consumidores são influenciados pelo que veem nas mídias sociais. Se todas as pessoas nas mídias sociais estiverem bebendo água de uma garrafa específica, é provável que as pessoas também desejem adquirir essa garrafa. O TikTok é um grande exemplo disso: muitos produtos são consumidos hoje em dia por conta do sucesso na plataforma. No pós-venda, uma frase ficou famosa entre os clientes: “mais uma vez influenciado pelo TikTok”. 

Ignorar o poder das redes sociais é ir contra um modelo de consumo que está cada dia mais em ascensão. Foque numa presença digital alinhada com os seus valores e audiência e veja os KPIs subirem!E aí, gostou das dicas? Então compartilhe esse conteúdo com quem precisa saber disso! Para dúvidas ou sugestões, você pode falar com a gente através do Instagram, no @agencialamarca 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>