Agência Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

4 erros mais comuns no Facebook Ads para você evitar

O marketing digital mudou o jeito de fazer propaganda. Se antes, para conseguir grandes resultados, era necessário fazer investimentos robustos, hoje a inteligência estratégica, além de saber ouvir e entender o seu público, é fundamental para ter uma presença online forte e alcançar o sucesso. Por isso, falaremos dos erros no Facebook Ads.

Uma das principais redes sociais, o Facebook tem mais de 2 bilhões de usuários e é um veículo que não deixa a desejar para as mídias de massa. Pelo contrário, traz inovações para otimizar a experiência do usuário com a sua mensagem.

Então, é importante conhecer e evitar estes 4 erros que tiram o sono (e investimento) de outros anunciantes. Acompanhe este post e boa leitura!

1. Achar que o planejamento é só para a administração

Além do planejamento estratégico, que posiciona e direciona o rumo dos negócios, é fundamental que seja desenvolvido um planejamento de marketing. Dessa forma, ao invés de criar anúncios aleatórios que provavelmente terão resultados inconsistentes, você impulsiona a sua campanha.

Para isso, antes de pensar em qual imagem fica melhor para aquela frase maravilhosa e chamativa, entenda qual objetivo você pretende alcançar com a campanha. Imagine que uma empresa decide vender mais, ela certamente criará ofertas, promoções e o objetivo de publicidade da campanha será de conversão. Já um negócio que quer visibilidade, talvez trabalhe valores e um bom posicionamento de marca e usará objetivos de reconhecimento.

2. Deixar de segmentar o público do anúncio

É comum querer atingir o maior número de pessoas possível, você não concorda? Afinal, os resultados de marketing digital são baseados em porcentagem. Entretanto, saiba que você otimiza ainda mais a performance se entregar a sua mensagem para o público certo. Assim, sua divulgação nem parecerá uma publicidade e sim algo de valor.

Quando a campanha no Facebook Ads está inserida em um planejamento consistente que, além dos objetivos bem definidos, estabelece a persona que a empresa quer atingir, fica ainda mais fácil fazer a segmentação no anúncio. Outras dicas para ajudar:

  • se você souber a localização da sua persona, use. É possível inserir mais de um lugar e isso ajudará bastante no recorte para os seus anúncios;
  • além dos dados demográficos como idade e gênero, fale sobre os interesses da sua persona;
  • outra segmentação fundamental, apesar de pouco usada, é a opção de excluir pessoas de acordo com interesse. Um evento gastronômico em uma churrascaria busca pessoas interessadas em culinária, por exemplo, ao excluir pessoas com interesse em vegetarianismo nesse caso, ajuda a direcionar o anúncio e consequentemente melhorar os custos.

3. Não definir um orçamento

Falando na otimização do valor investido, um dos erros no Facebook Ads mais comuns é com relação ao budget, ou orçamento. Hoje o Facebook conta com um recurso chamado otimização de orçamento da campanha e serve justamente para facilitar a aplicação nos anúncios.

Dessa forma, ao invés de definir quanto aplicar em cada anúncio, você estabelece o orçamento da campanha e a plataforma gerencia de forma automatizada quais conjuntos de anúncios estão com melhor conversão.

4. Esquecer das métricas

Uma boa gestão de redes sociais conta com ferramentas para monitorar o desempenho das suas ações, com as campanhas de anúncio pago não é diferente. Defina quais serão os KPIs (indicadores-chave de performance) que você acompanhará e defina com qual frequência isso acontecerá. Assim, além de corrigir possíveis falhas, você consegue comprovar efetivamente os resultados de marketing da sua empresa.

Como você viu, os erros no Facebook Ads podem ser evitados com um olhar aprimorado para o marketing digital. É fundamental que você monte o planejamento das campanhas, definindo objetivo, persona, cronograma, indicadores e orçamento. Lembre-se também de deixar seus anúncios atrativos, adequando a linguagem ao seu público e segmente a campanha para ele.

Se você gostou deste texto, leia o nosso artigo sobre o futuro nas redes sociais e posicione a sua empresa para que ela decole usando o marketing digital!

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES