Agência Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

4 dicas de como melhorar o atendimento ao cliente

Você, como consumidor, já deve ter percebido o quão importante é ser bem atendido. Não importa se você vai a um restaurante cinco estrelas ou a uma barraca de caldo de cana. Independente da situação, todos gostamos de ser bem tratados. E, quem quer consumidores satisfeitos precisa oferecer o melhor atendimento ao cliente.

Isso é o que você precisa fazer dentro da sua empresa. A melhoria constante do atendimento vai aumentar a fidelização daquele cliente e também atrair outros por meio do bom e velho boca a boca.

Quer saber como melhorar o atendimento ao cliente no seu negócio? Então confira abaixo as principais dicas que levam ao caminho do sucesso!

1. Crie empatia

Se colocar no lugar do consumidor é uma das melhores estratégias que você pode usar para aprimorar o atendimento ao cliente. 

Com isso, você consegue compreender melhor as necessidades e os desejos dessa pessoa. Como você gostaria de ser tratado se entrasse na sua empresa? Peça para sua equipe fazer uma reflexão sobre as respostas a essa pergunta e assim, criar um atendimento que gere empatia.

2. Treine a sua equipe

Que tal investir em treinamento para sua equipe? Assim, terão melhores condições de oferecer um bom atendimento. Se a sua empresa consegue oferecer isso, as vendas aumentam. Então, o treinamento dos seus funcionários é um excelente investimento.

A neurociência vem descobrindo cada vez mais técnicas para abordar da melhor maneira o cliente. Os seus funcionários devem estar cientes delas. Além disso, precisam saber lidar com os mais diversos clientes. Por exemplo, tem aquele consumidor que é mais calado, pode precisar de um atendente mais comunicativo, mas sem “invadir” o espaço do cliente.

3. Tenha diversos canais de comunicação

A comunicação entre clientes e empresa é fundamental e, atualmente, com WhatsApp e redes sociais, está mais fácil se comunicar e oferecer o que eles precisam: informação.

Mas fique atento! Não adianta ter diversos canais de comunicação (redes sociais, telefone, e-mail, chat e outros) se a sua empresa não tem como dar o retorno, ou seja, responder adequadamente. Por isso, priorize o atendimento de qualidade e não a quantidade de canais.

4. Fale menos e ouça mais

Essa é uma dica que vale para muitas coisas em nossas vidas e também para a empresa na hora de abordar o cliente. Entenda quais são as expectativas dele, saiba exatamente o que ele está precisando. Às vezes, nem mesmo ele sabe o que ajudará a solucionar seu problema.

Por isso, esteja sempre com os ouvidos atentos para não perder o seu tempo e o do cliente mostrando opções que não serão úteis.

5. Responda às reclamações

Uma das piores práticas que qualquer empresa pode cometer é excluir aquele comentário negativo ou não responder à reclamação do cliente. Todas as empresas têm problemas e também cabe a elas solucioná-los para garantir o melhor atendimento. Às vezes, a sua solução é tão boa, que o cliente deixa de lado o problema e se sente ainda mais satisfeito com a compra.

Compartilhe essas dicas nas redes sociais! Certamente, muitas empresas estão precisando, afinal de contas, melhorar o atendimento ao cliente é algo contínuo!

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES