Agência Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Marketing de defensores: mais do que clientes, tenha fãs da sua marca

Antes de adquirir um produto/ serviço, você confere as avaliações de outros usuários? Ou ainda, se sente mais seguro para fazer uma compra quando recebe uma indicação? Pois saiba que as pessoas que avaliam uma marca e/ou a indicam, são os seus defensores. 

Antigamente, essa prática era conhecida como o famoso “boca a boca”, em que clientes satisfeitos recomendam suas marcas preferidas de forma espontânea para outras pessoas, em meio a uma conversa. 

Esse hábito não se perdeu com o passar do tempo, mas ganhou um novo formato, principalmente com as redes sociais. Afinal, quando alguém indica ou avalia bem uma marca, ela pode impactar a decisão de milhares de outras pessoas, e isso é o Marketing de Defensores. 

Vem com a gente entender melhor sobre esses consumidores fiéis das marcas de sucesso!

Afinal, o que é marketing de defensores?

O Marketing de Defensores, também conhecido como Advocate Marketing, é o marketing realizado pelos consumidores mais fiéis e engajados com a marca. 

Esses clientes gostam tanto da marca e/ou produto, que o defendem de maneira espontânea. E esse relacionamento pode surgir a partir da boa experiência de compra que ele teve, da qualidade do produto, e da identificação com os valores da empresa. 

Por isso, os defensores de marca sempre interagem nas redes sociais, compartilham conteúdos, fazem questão de deixar boas avaliações e também de indicar para outras pessoas. 

Essas ações trazem retornos muito positivos para as empresas. Quer saber como? Confira abaixo!

Os benefícios do marketing de defensores

Maior alcance orgânico

Os defensores gostam de interagir com os conteúdos e canais de suas marcas preferidas. Além disso, também geram conteúdo sobre ela, seja com fotos, vídeos e também com textos. Basta pensar nos clientes do Starbucks, por exemplo, que adoram fotografar seus copos nomeados e compartilhar em seus perfis. 

Pensando nisso, uma boa estratégia de marketing de defensores é incentivá-los a compartilhar sua marca nas redes sociais com campanhas criativas. 

Reforça a qualidade do produto/ serviço

Quando indicam positivamente o seu produto e/ou serviço, conferem a ele uma comprovação de qualidade. Assim, novos clientes se sentem mais confiantes em fazer uma compra. 

E não apenas os consumidores podem passar essa segurança, os colaboradores das empresas também são defensores de marca. Por isso, quando eles compartilham suas experiências com a cultura de trabalho e trazem uma abordagem educacional com maior propriedade sobre os produtos e serviços, também reforçam a qualidade dos mesmos. 

Aumenta a presença digital

Quanto mais falam sobre sua marca, mais presença digital ela terá. Seja nas redes sociais e até mesmo no Google. E todas essas ações são importantes, inclusive para o SEO, ajudando no ranqueamento da empresa nos sites de busca. 

Isso a deixará em evidência, fazendo com que seu alcance seja maior e atraia mais clientes, já com potencial de futuros defensores. 

Aumenta a fidelização de clientes

Os consumidores não se tornam defensores de marca apenas por gostarem muito do produto. Afinal de contas, cada vez mais a experiência que eles têm com as marcas, são determinantes para eles voltarem a comprar com elas. 

Ou seja, não basta oferecer um produto excelente, se o atendimento deixar a desejar, e não criar um bom relacionamento com o cliente.

Por isso, para fortalecer o seu marketing de defensores é preciso apostar na fidelização. E para saber mais como fidelizar clientes, confira o nosso artigo com 5 dicas infalíveis para colocar em prática o quanto antes.

Então, gostou de saber mais sobre marketing de defensores e como os clientes que são fãs da sua marca podem ajudá-la a crescer? Fique por dentro de mais assuntos relevantes como este assinando a nossa newsletter. 

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES