O planejamento estratégico consiste em traçar estratégias para se alcançar um melhor resultado ou êxito em alguma implantação. É muito útil para a definição de novos processos dentro da empresa ou lançamentos de negócios.
Saber como fazer um planejamento estratégico é fundamental para garantir o sucesso de qualquer um dos objetivos que já citamos. Para isso, é necessário conhecer as etapas essenciais para elaborar qualquer plano de ações.
Neste artigo, vamos citar pontos que você não deve ignorar durante a elaboração do planejamento estratégico.
Diagnóstico
Saber aonde se vai é o básico. No entanto, para saber o que deve ser feito para chegar lá, é preciso saber onde você está. Em outras palavras, é necessário fazer um diagnóstico do mercado, se sua empresa estiver sendo criada; ou dos processos internos, se for um planejamento de implementação de processos.
Então, faça uma análise do problema atual, da situação em que se encontra e identifique a real posição do negócio, para começar a elaborar as ações por meio de um cronograma organizado.
Filosofia
É preciso conhecer bem o que é a empresa. Isso mesmo! Algumas podem perder a identidade com o tempo ou devem construí-la, se estivermos falando de um novo negócio. Liste as ações já considerando suas vantagens, desvantagens e como contornar as possíveis limitações. Para entender melhor a identidade do seu negócio, faça uma análise SWOT, que significa identificar:
-
S — Strengths (pontos fortes);
-
W — Weaknesses (pontos fracos);
-
O — Opportunities (oportunidades);
-
T — Threats (ameaças).
Construa a filosofia do projeto com os valores, missão e visão do negócio. Se for uma implementação de novo processo, adapte-o aos conceitos culturais já existentes. Dessa forma, seu planejamento terá apenas ações possíveis, com prazos ajustados e factíveis, tornando possível o alcance do resultado almejado, sem que, para isso, alguém precise passar por cima dos princípios e valores da empresa.
Metas e indicadores
Defina as metas que deseja alcançar ao longo do projeto. Elas devem prever o cumprimento de prazos de execução e os resultados esperados para cada ação. Para que seja possível fazer um acompanhamento, é preciso escolher e acompanhar o desempenho de indicadores-chave, que garantirão resultado para o projeto.
Para defini-las, use a eficiente metodologia SMART, que significa criar metas que tenham as seguintes características:
-
S — Specific (específica);
-
M — Measurable (mensurável);
-
A — Attainable (alcançável);
-
R — Relevant (relevante);
-
T — Time-based (temporal).
Processos
Dentro do planejamento, é preciso definir os processos que serão seguidos. Depois de identificar o que deverá ser feito pelo diagnóstico, as metas e indicadores, é hora de criar os processos respeitando a filosofia da empresa. Logo, com consciência dos recursos existentes, crie etapas para cada ação de maneira organizada.
Lembre-se de que essas etapas devem estar, de alguma forma, visíveis a todos os responsáveis por cada ação. Os processos devem ser aplicados para qualquer atividade e asseguram a organização e otimização da produção e demais recursos da empresa. Isso é bom para garantir qualidade, agilidade e competitividade de mercado.
Execução e controle
Depois de planejar cada uma das etapas que citamos, é a hora de começar a executar. As ações precisam estar organizadas em um painel, para que seja possível acompanhar cada uma. As pessoas que vão operacionalizar o projeto também precisam ter essa visão. Dessa forma, elas poderão organizar melhor as rotinas, a fim de alcançarem os objetivos.
Esse painel deve ter um quadro que especifique a meta, a ação, quem é o responsável pela ação, o prazo para a conclusão, o status da atividade e a tendência de alcance do esperado. Dessa forma, torna-se possível ter o controle do que está sendo realizado. Pode ser feito por um sistema de gestão integrado às ferramentas da equipe ou por uma planilha.
Por fim, é possível garantirmos que, sabendo como fazer um planejamento estratégico, as chances de um projeto dar errado caem drasticamente. Sem essas etapas, certamente, sua empresa pode passar por imprevistos, colocando-se sob risco de prejuízos e desgastes significativos.
Gostou de aprender a elaborar um planejamento estratégico? Então assine a nossa newsletter e tenha mais dicas valiosas para o seu negócio.