Agência Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

A importância do Tom de Voz no seu negócio digital: como falar corretamente com o seu cliente?

Uma das estratégias mais eficientes para construir um relacionamento duradouro com seu cliente e atingir o público-alvo de forma natural é construir um Tom de Voz adequado para sua marca. Com a concorrência aumentando exponencialmente a cada dia, as marcas precisam mostrar seu propósito e atender os novos níveis de exigências dos consumidores, que agora possuem o poder de encontrar produtos similares de todo o mundo na palma de sua mão.

+ 5 atitudes que podem estar impedindo a sua marca de crescer

Conhecido principalmente como um grupo de palavras, termos e recursos que buscam traduzir a visão, missão, objetivos e crenças de uma empresa, o Tom de Voz (também conhecido como brand voice) está diretamente relacionado ao branding, unindo esforços para tornar a marca mais conhecida e desejada pelos consumidores.

O uso de determinadas expressões e a forma específica de dialogar e se relacionar com os clientes faz com que o Tom de Voz — que pode ser bem-humorado e leve, ou com tom mais corporativo e sério — transmita autenticidade e crie características próprias para sua marca, se tornando uma verdadeira transposição do jeito da empresa se comunicar na vida real para o mundo digital.

Vantagens da utilização do Tom de Voz para sua marca

Identificação

O sentimento de pertencimento é cada vez mais uma necessidade dos clientes, tornando o Tom de Voz uma ferramenta ideal para que esse estímulo aconteça. Com as palavras certas, é possível criar gatilhos emocionais para que a marca consiga gerar encantamento e identificação, fatores que refletem positivamente no aumento das vendas.

+ Saiba a importância do blog para o seu negócio e os principais benefícios

Comunicação mais eficiente

Empresas que não constroem um Tom de Voz apropriado podem tornar sua comunicação pouco efetiva e com muitos ruídos — ao deixar de pensar no discurso correto, tornam grandes as chances de o consumidor perder o interesse. Muitas vezes, a empresa consegue oferecer o produto ou serviço dos sonhos para determinada pessoa, mas a falta de comunicação apropriada pode tornar a experiência frustrante e fazer com que o cliente desista da compra.

+ Front-end e Back-end: o que são e para que servem?

Autoridade

Com diálogos reais e humanizados, o posicionamento de liderança e a construção da autoridade de marca se tornam muito mais rápidos e, muitas vezes, acontecem de forma orgânica. É importante manter um Tom de Voz que transmita os valores e crenças de sua empresa e não somente a necessidade de vender um produto ou serviço, o que garante um enorme diferencial em meio à concorrência.

Como encontrar o Tom de Voz para minha marca?

Antes de mais nada, é preciso ter a persona de seu negócio definida, ou seja, a representação semi fictícia do cliente ideal de sua empresa. Nome, idade, profissão, hábitos de vida, principais dores e de que forma seu produto pode gerar uma solução para essa pessoa são detalhes que ajudam na construção de sua persona, um conceito fundamental para praticamente todas as estratégias de marketing — inclusive o Tom de Voz.

+ Performance + Inbound Marketing: o sucesso para sua empresa

Em seguida, deve-se construir a relação da persona com seu negócio, levando em consideração tudo o que esse cliente ideal espera ao entrar em contato com você, o que gostaria de ver nas redes sociais e, claro, a forma que sua marca irá se comunicar e criar aproximação. Por exemplo, um público jovem, que consome informação de forma veloz, acaba criando uma forte identificação ao se deparar com um Tom de Voz composto por memes e gírias.

O tipo de publicação e canais utilizados também interferem diretamente na forma de se comunicar com o cliente, mas é possível adaptar um mesmo Tom de Voz para canais diferentes, aumentando as chances de construir uma mensagem efetiva e capaz de criar vínculos com o consumidor.

+ Por que ter uma agência de Marketing Digital para minha empresa?

Lamarca Brasil: referência em marketing digital e inbound marketing

Se você deseja impulsionar suas vendas na internet, mas ainda não sabe como ingressar no universo digital, conheça a Lamarca Brasil, agência especializada em estratégias de marketing digital e inbound marketing com base em performance e resultados. Marque presença e destaque sua marca na web com a Lamarca: clique aqui para acessar nosso site e solicitar hoje mesmo seu orçamento. Estamos esperando você!

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES