Na busca pelo crescimento empresarial, vale lançar mão de diferentes recursos e estratégias. Afinal, a competitividade de mercado traz diversos desafios para um negócio, sendo um deles a captação e retenção de clientes. Portanto, é preciso criar formas de se destacar da concorrência, o que é exatamente a premissa das ações voltadas para conquistar o reconhecimento de marca. 

transformação digital tem impactado diretamente os hábitos de consumo da população. Dessa forma, empreendedores devem buscar técnicas atualizadas para explicitar as características das suas marcas, fidelizando clientes por meio da diferenciação. Confira 4 dicas para começar esse processo na sua empresa! 

1. Esteja presente em diversos canais de comunicação

O comportamento do consumidor online é multicanal, o que significa que sua empresa deve agir da mesma forma. A estratégia omnichannel, usualmente aplicada por e-commerces, consiste no uso de diversos canais de vendas e comunicação, online e offline, para atrair clientes e efetuar vendas. 

Essa mesma visão deve ser usada por empresas que buscam o reconhecimento de marca. Afinal, esse processo é feito por meio da aproximação entre consumidor e marca, transferindo valores que vão gerar um reconhecimento duradouro. Portanto, estar presente em diversos locais garante uma integração com os hábitos de consumo do público atual. 

2. Agregue valor ao produto/serviço oferecido

A presença digital, mesmo que importante, não é o suficiente para garantir o reconhecimento de marca. É preciso entregar uma proposta de valor para tornar a obter uma distinção frente a concorrência. Isso é feito por meio de uma comunicação clara, efetiva e coerente com os desejos e anseios do seu público-alvo. 

A construção de uma marca, assim como todas as suas atividades comerciais, deve ser pensada de acordo com o nicho de mercado que está sendo visado. Assim, é possível definir como sua marca quer ser reconhecida. Pense no mercado automobilístico, por exemplo. A Volvo é vista como produtora de carros seguros; a Ferrari é reconhecida pela velocidade dos seus modelos; o Rolls-Royce pelo luxo. Essas associações foram construídas pelo marketing e experiência com o produto e serviços dessas empresas. 

3. Crie uma experiência única

O reconhecimento de marca tem uma alta carga de configuração emotiva. Dessa forma, empresas que se conectam mais profundamente com os consumidores tendem a serem lembradas com maior frequência. Portanto, é preciso buscar formas de surpreender e emocionar o seu público. 

Essa atitude vai além de peças publicitárias, adentrando outros setores, como o atendimento e também o pós-venda. Todas essas fases apresentam oportunidades para oferecer uma experiência diferenciada e aumentar o reconhecimento de marca. 

4. Trabalhe a identidade visual 

Não dá para falar de reconhecimento de marca sem trazer o design para a conversa. Afinal, o uso de cores, formas e fontes tem grande impacto em como uma marca é percebida e lembrada pelo público. Assim, é importante contar com profissionais especializados para usar todos os recursos de maneira correta, objetivando um impacto positivo de toda a parte visual da sua empresa. 

Como você pode ver, a busca pelo reconhecimento de marca envolve diversos fatores e demanda trabalho e dedicação da empresa. É importante entender que esse processo não é instantâneo, exigindo tempo para desenvolvimento e melhorias.

Se você gostou deste post sobre como alcançar o reconhecimento de marca, continue seu aprendizado e entenda como o comportamento do consumidor online afeta a sua empresa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>