O marketing digital tem sido uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas para a geração de mais oportunidades de negócio.
Com essa tendência, surge a necessidade de agilizar os processos para tornar o trabalho da equipe mais produtivo e, assim, alcançar melhores resultados. Nesse cenário, as ferramentas de marketing digital são uma excelente alternativa para quem deseja automatizar as tarefas.
A seguir, vamos mostrar quais são as principais ferramentas de marketing digital que você deve adotar na sua estratégia online, mostrando como cada uma pode ajudar a otimizar o retorno das suas campanhas. Continue a leitura para conferir!
1. Automação de marketing
As ferramentas de automação de marketing envolvem diversas funcionalidades para facilitar a gestão de leads, como: fluxos de automação de e-mail, criação de envio de e-mail marketing, desenvolvimento de landing pages etc.
No Brasil, a plataforma mais utilizada nesse segmento é a RD Station, que conta com recursos de atração, relacionamento e conversão para leads interessados no seu negócio.
Com ela, você consegue gerenciar várias ações e campanhas em um único lugar. Além disso, é possível conferir o histórico de cada lead — os tipos de interações que ele teve ao longo da jornada de compra — para implementar estratégias mais direcionadas e assertivas.
2. Análise de dados
Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar os resultados das campanhas e, assim, avaliar quais são os próximos passos necessários para alcançar os objetivos.
Existem várias ferramentas para esse propósito, sendo o Google Analytics o mais utilizado. Além de gratuito, ele disponibiliza diversos relatórios importantes sobre o seu site, blog ou rede social.
É possível, por exemplo, saber o número total de visitantes em uma página e qual o tempo de permanência média dos usuários. As origens de tráfego também são um recurso interessante, já que permitem entender de onde estão vindo os acessos — mídia paga, redes sociais, direto ou orgânico.
O Hotjar também está entre as boas opções para a análise de dados. A ferramenta fornece tudo o que você precisa para mapear a jornada do consumidor no seu site. Para se ter uma ideia, dá para saber, até mesmo, por onde os usuários passaram o mouse na tela e quais áreas foram mais clicadas.
3. Gerenciador de redes sociais
Normalmente, as empresas trabalham com várias redes sociais ao mesmo tempo. Sendo assim, muitas ferramentas de marketing digital têm a função de ajudar no gerenciamento desses canais.
O MeerEdgar é um deles! O sistema ajuda a programar os conteúdos (separados em categorias) e na definição de um calendário para agendar os horários e os posts — que são publicados automaticamente.
O HootSuite é outra alternativa que oferece, de uma forma bem simples, recursos para agendar as postagens de todas as redes sociais. É possível também configurar fluxos para mensagens programadas.
Como você pôde ver, as ferramentas de marketing digital têm se tornado cada vez mais essenciais quando o objetivo é otimizar os processos, aumentar a produtividade, reduzir os custos e, consequentemente, melhorar os resultados das campanhas.
Portanto, comece conhecendo as opções sugeridas e veja quais delas são interessantes para as tarefas de sua equipe!
Quer receber mais conteúdos sobre o universo do marketing digital? Então assine nossa newsletter para acompanhar todas as novidades do blog!